A Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete do Prefeito elabora, implementa, gerencia e avalia a participação do Município em movimentos globais. Sua missão é promover o diálogo entre a cidade de Curitiba e atores internacionais, com iniciativas de interesse mútuo das representações diplomáticas, instituições, governos e outros parceiros.
O órgão foi criado através do Decreto n. 521, de 2 de abril de 2012, e tem sede no Palácio 29 de Março.
As prioridades de atuação da Assessoria são distribuídas em seis eixos estratégicos:
1 - Internacionalizar a Administração
As cidades e governos locais estão inseridos hoje em movimentos internacionais que demandam atenção da Administração Pública. A Assessoria coordena e incentiva a participação de servidores em fóruns, intercâmbios e eventos internacionais, de modo a facilitar as conexões e aumentar a qualidade das cooperações estrangeiras.
Também busca pautar os projetos locais com acordos bi ou multilaterais visando incrementar a base local de conhecimento e a atração de novos projetos para o Município.
2 - Relacionamento Diplomático
O fortalecimento institucional da cidade e a identificação de objetivos comuns com parceiros internacionais é fundamental para a manutenção das suas relações diplomáticas. A Assessoria é responsável por manter uma interface entre Curitiba e as Embaixadas, Consulados e outros órgãos de representação.
3 - Cidades-irmãs
O conceito atual para cidades-irmãs foi estabelecido no período pós-Segunda Guerra Mundial, para promover a paz e a reconciliação entre os povos.
Curitiba tem hoje 15 cidades-irmãs. No decorrer das décadas elas estabeleceram laços por compartilharem características ou anseios. O papel da Assessoria é estreitar o relacionamento e o intercâmbio de projetos culturais, comerciais e de turismo.
4 - Diplomacia Cultural
Buscando universalizar sua linguagem perante parceiros internacionais estratégicos, Curitiba emprega esforços para aproximar escolas, universidades e empresas locais de instituições e iniciativas internacionais.
5 - Recepção de delegações e missões
A Assessoria de Relações Internacionais é responsável por gerenciar e receber os visitantes estrangeiros que estejam em missão oficial em Curitiba e que buscam conhecer as Secretarias e Órgãos da Prefeitura.
Os grupos têm oportunidade de saber mais sobre as práticas e projetos do Município relacionados a inúmeras temáticas, entre elas: planejamento urbano, transporte público, políticas de inovação, meio ambiente, turismo e cultura.
6 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um grande plano que pessoas, empresas e governos podem utilizar para pautar suas ações sistematicamente em prol de um futuro melhor para todos.
Os ODS correspondem a um conjunto de 17 objetivos e 169 indicadores definidos durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2015.
Curitiba, assim como outras cidades do mundo todo, é signatária desses Objetivos e trabalha para atingi-los por meio da união de esforços de seus servidores, da sociedade civil, setor privado e outras esferas de governo.
A Assessoria, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e o Instituto de Administração Pública de Curitiba (IMAP), trabalha para sensibilizar e orientar a administração municipal quanto a importância dos ODS.
Com apoio de parceiros nacionais e internacionais, são oferecidos cursos e eventos de aprendizagem, assim como assistências para sistematizar o acompanhamento e comparação dos indicadores de Curitiba com os de outras localidades.
Informações completas sobre os ODS estão disponíveis no site da ONU.
Atualização janeiro de 2022.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.