Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Gabinete do

Prefeito

Assessoria

 

  1. Histórico

 

A Assessoria de Relações Internacionais (ARIN) da Prefeitura Municipal de Curitiba foi criada através do Decreto nº 521 de 02 de abril de 2012 e tem sede no Palácio 29 de março, no Centro Cívico.

Sua missão é estabelecer uma interface de diálogo entre a cidade de Curitiba e atores internacionais, promovendo iniciativas de interesse mútuo das embaixadas, consulados, representações diplomáticas e outros parceiros internacionais. A ARIN elabora, implementa, gere e avalia a participação de Curitiba em movimentos globais liderados por organismos internacionais, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e suas diversas iniciativas.

Além disso, realiza também a interlocução com redes internacionais de cidades através da definição de objetivos que estejam alinhados com o eixo estratégico de atuação da gestão municipal.

 

  1. Atuação

 

Suas prioridades de atuação são regradas através de seis eixos estruturados no plano de governo do prefeito Rafael Greca. Eles são:

 

  1. Internacionalização das Secretarias e Órgãos Municipais

Gerida pela Assessoria, a internacionalização da cidade se dá através da participação dos servidores em fóruns de discussão, intercâmbios de informações e acordos bilaterais e multilaterais de cooperação técnica, que propiciem o incremento do conhecimento e a atração para novos projetos.

 

  1. Gestão de relacionamento com o Corpo Diplomático

Mantém as relações diplomáticas entre a cidade e outros países, realizando a interface entre Embaixadas, Consulados e representações consulares buscando o fortalecimento institucional e a identificação de objetivos comuns.

 

  1. Otimização do relacionamento com as Cidades Irmãs de Curitiba

Trabalha buscando o estreitamento das irmandades, articulando a realização de ações locais além de realizar a prospecção de novas parcerias.

 

  1. Implementação do Programa de Diplomacia Cultural do município

O Programa se ramifica em frentes para aproximar as Universidades curitibanas com a academia internacional, designar embaixadores-mirins da Rede Municipal de Educação e universalizar a linguagem da prefeitura perante seus parceiros estratégicos.

 

  1. Fluxo de recepção de delegações e missões estrangeiras

É responsável por auxiliar as delegações e missões estrangeiras quando da sua passagem por Curitiba.

 

  1. Alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

Através da interlocução com o Ministério das Relações Exteriores, definimos e difundimos as iniciativas da ONU em nível municipal.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484