O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, tomou café nesta sexta-feira (14/11) com comerciantes do bairro Pinheirinho. O objetivo foi promover o diálogo com empresários e lideranças da região, fortalecer o vínculo entre a sociedade civil e a Prefeitura e discutir soluções para os desafios enfrentados pela comunidade.
Na reunião, o prefeito falou sobre projetos que estão sendo colocados em prática em toda a cidade. Ao citar as obras em andamento, destacou que são essenciais para construir a Curitiba do futuro. Segundo ele, os transtornos passam, porém os benefícios permanecem.
Pimentel também reforçou o trabalho de desburocratização realizado pela administração municipal. Ele destacou o Facilita Mais, lançado no início da semana, que ampliou de 606 para 1.200 as atividades empresariais dispensadas de alvarás e licenças para operar.
“Nosso compromisso é simplificar a vida de quem empreende, porque são vocês que geram empregos e impulsionam o desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito.
Ele ainda citou programas que apoiam comerciantes que buscam mão de obra, como o Sine Móvel, que leva vagas de emprego até a população, o Vale Qualificação, que oferece capacitação profissional, e o Tarifa Zero, que garante passagem gratuita para quem precisa se deslocar para entrevistas de emprego.
“Nós chegamos até quem procura oportunidade e oferecemos capacitação, sempre pensando na qualificação da mão de obra que Curitiba precisa”, disse Pimentel.
Sobre demandas específicas do Pinheirinho, o prefeito confirmou que, no próximo ano, será inaugurado o Parque da África, ao lado do Hospital do Idoso, equipamento que tem 95% de aprovação da população.
“Eu sei para onde a cidade precisa avançar nos próximos quatro anos. Quero que vocês tenham essa confiança. Curitiba está rápida, está forte, está se estruturando, mas ainda temos muito a fazer”, concluiu o prefeito.
Presenças
Estiveram na reunião: secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kusma; vereador Tiago Zeglin; administradora da Regional Pinheirinho, Janaina Lopes Gehr; proprietários da pizzaria Giggio, Clarice Tresinha Turatti e Sadir Turatti; organizador do café da manhã, Valdir de Souza Major; pároco da igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, Lucas Machowsky.