O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta segunda-feira (30/6), da inauguração do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, antiga maternidade Mater Dei, que passa a funcionar no prédio do antigo Hospital Vitória, no bairro Cidade Industrial de Curitiba.
A nova estrutura passa de 73 para 149 leitos que serão destinados exclusivamente para o SUS. Os leitos serão usados no atendimento à Rede de Urgência do município, sendo 10 leitos de UTI adulto e 66 leitos de enfermaria clínica. Já a maternidade conta 55 leitos obstétricos, 18 complementares, salas cirúrgicas, salas de parto e espaço para exames, além do Pronto Atendimento para retaguarda às gestantes vinculadas à maternidade.
“Eu quero, em nome de Curitiba e dos curitibanos, agradecer esse presente para a nossa cidade. Aqui é um lugar de Deus, aqui é o cuidado da cidade. Abrir um hospital e maternidade aqui nessa região para nós também é muito importante”, disse Eduardo Pimentel.
Eduardo Pimentel lembrou o importante papel desempenhado pelo então Hospital Vitória, que foi incorporado à estrutura da Saúde municipal durante a pandemia de covid-19, e ajudou a salvar muitas vidas.
“No início da pandemia, em momentos difíceis, estrangulávamos os leitos da cidade e numa parceria importante, nós abrimos o Hospital Vitória para o atendimento na SUS Municipal. E como salvou vidas”, lembrou o prefeito.
“A vinda nossa aqui hoje é para agradecer. O Hospital e Maternidade Luísa de Marillac pode contar com a Prefeitura. Nós estamos juntos, lado a lado, para fazer funcionar, para fazer operar no seu dia a dia. Quantos curitibanos e paranaenses vão nascer aqui diariamente, que vão construir a nossa cidade, o nosso estado no futuro”, finalizou Eduardo Pimentel.
Referência
O Hospital e Maternidade Luísa de Marillac é referência para a Rede Mãe Curitibana Vale a Vida e Rede Mãe Paranaense, atendendo as gestantes residentes em Curitiba e em outros municípios da Região Metropolitana conforme a pactuação estadual.
Desde que foi contratualizada com o SUS Curitibano, em 2008, a maternidade Mater Dei já realizou mais de 73 mil partos pelo SUS. Desde que foi criada em Curitiba, há 58 anos, foi responsável por mais de 230 mil nascimentos na cidade.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o novo hospital é um presente para a cidade.
“Não tem nada mais gratificante hoje, à frente da Secretaria de Saúde, em ver a estrutura aberta para o SUS Curitibano. Quantas vidas mostraremos ao mundo aqui? Uma história que marca a vida de muitas e muitas famílias pela sua excelência, o seu amor e o seu cuidado, com uma equipe técnica e altamente qualificada, é um presente de Deus. Um presente de Deus para o SUS Curitibano”, declarou a secretária.
Gestantes
Duas gestantes atendidas pela Rede Mãe Curitibana Vale a Vida participaram da abertura da unidade. Lisbet Vicente Brígida, de 38 semanas de gestação, e Kethin Buchner, 31 semanas, são moradoras da região e serão atendidas na nova maternidade.
Lisbet é cubana e mora em Curitiba há um ano com o marido e dois outros filhos, de 13 e 5 anos. Os pais também vieram de Cuba e a família gosta muito do Brasil. A gestante é atendida na Unidade de Saúde Campo Alegre e gosta do acompanhamento que recebe. “Estou muito feliz aqui no Brasil e sou muito bem atendida. Aurora vai ser minha primeira filha brasileira”, declarou.
Com a primeira filha no colo, Helena, de um ano e sete meses, Kethin estava feliz por ter a maternidade mais perto de casa. O pré-natal ela faz na Unidade de Saúde São Miguel e vai ter o bebê perto de casa. “Estou bem feliz e bem mais tranquila também porque é bem mais fácil pra mim. Está ótimo”, disse a futura mãe de Sofia.
A presidente do Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, do qual faz parte a nova maternidade, Irmã Maria de Fátima Sobral, agradeceu o apoio das autoridades de Curitiba e do Paraná.
“Há muito tempo sonhávamos com uma nova sede para a pequena Mater Dei e, ao mesmo tempo, tão singela em estrutura, sempre se colocou em posição de destaque como maternidade de referência de Curitiba e do Estado, seja pelo trabalho executado com seriedade e humanização, seja pela grandeza expressa nos números de nascimento, ou melhor, no número de tesouros preciosos entregue às mãos das famílias”, refletiu a diretora.
“Para nós, filhas da caridade de São Vicente de Paulo, esta é a continuidade da missão iniciada por São Vicente e Santa Luísa há mais de 400 anos, movida pelo desejo sincero de servir o próximo”, finalizou Irmã Maria.
Ao final, foram homenageados funcionários e autoridades que contribuem com a missão do hospital. O bispo Dom Reginei José Modolo fez a benção à nova sede e, na sequência, o prefeito, demais autoridades e convidados conheceram a estrutura do novo hospital.
Presenças
Participaram do evento de inauguração a deputada estadual Márcia Huçulak; o vereador Tico Kuzma; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; a presidente do Imap, Beatriz Battistella; o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Charles London; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; o administrador Regional da CIC, Rudmar Fedrigo; a supervisora do Distrito Sanitário CIC, Alessandra Lopes dos Santos; o coordenador da Rede Mãe Curibana Vale a Vida, Everson Ribeiro; o Bispo Auxiliar Dom Reginei José Modolo; o pároco Frei Cláudio de Camargo; Irmã Provincial da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Irmã Vanilza Maria Bueno; a diretora Financeira do Grupo Hospitalar, Irmã Maria do Carmo Marques; o diretor Executivo do Grupo Hospitalar, Alex Marques; a diretora do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, Irmã Iracema Marques; o gerente Hospitalar do Hospital e Maternidade Luísa de Marillac, Hilton da Cruz Bueno; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana e a conselheira Malu Gomes; além de servidores municipais, funcionários do hospital, médicos e demais profissionais de saúde da nova maternidade.