Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

Passos na História aborda os 141 anos da imigração italiana na cidade

Passos da História aborda os 141 anos da imigração italiana na cidade. Foto: Divulgação

A história das pessoas que construíram Santa Felicidade, detalhes e curiosidades sobre a arquitetura, cultura e costumes trazidos por imigrantes italianos a Curitiba, há 141 anos, revelados durante uma animada caminhada. Foi assim a edição especial da atividade Passos na História, promovida nesta sexta-feira (8/11), pela Prefeitura de Curitiba, para  agregar atividade física e informações históricas da cidade.

Um grupo de 150 pessoas, que fazem as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) nas regionais Santa Felicidade, Pinheirinho e CIC, participaram da caminhada de um quilômetro, pelas ruas do bairro.

A largada foi na Rua da Cidadania Santa Felicidade e o grupo seguiu pelo trajeto que abrangeu a igreja matriz São José Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, uma edificação construída em 1978 pela família Slompo, a Casa dos Arcos, o Restaurante Madalosso e a fábrica de Vinhos Durigan.

Em cada parada um pouco da história das famílias que saíram de Vêneto e Trento, no norte da Itália, para se dedicarem em Curitiba à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. A mediação foi feita por moradores da região, descendentes dos europeus que construíram Santa Felicidade.

Foram guias a vice presidente da Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (ACISF), Thaiza Brito Campestini e Paulo César Pereira, presidente da Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural em Curitiba (ADPPCC), membro do Conselho e Patrimônio Cultural de Curitiba e diretor cultural da (ACISF).

Imigração italiana

A turma seguiu animada pelas ruas, se exercitando e conhecendo aspectos que caracterizam o bairro, o tipo das construções, da cultura e da arte local em contraste com obras contemporâneas. Também foi abordado a importância da imigração italiana na formação do bairro e para a cidade.

“Fiquei curioso e vim acompanhar para saber se a história da minha família, sobre a construção do bairro seria bem apresentada. Gostei muito da atividade que alia conhecimentos e promoção à saúde”, disse o vendedor Valdir Vaz, descendente da família Slompo, uma das primeiras a migrar para o bairro.

A aposentada Araci da Cruz, 69 anos, integrante do grupo de ginástica da terceira idade em Santa Felicidade, disse que a caminhada a fez perceber que está com um bom preparo físico.

“Não cansei nadinha e ainda me diverti muito ao saber tanto sobre a história das famílias que eu conheço”, disse a aposentada Araci da Cruz.

Aos 76 anos, Lourdes Afornali Lugarini, aluna de ginástica na Rua da Cidadania Santa Felicidade, também aprovou a atividade. “É bom fazer exercício ao ar livre e também foi a oportunidade de saber mais sobre  lugar que eu vivo. Por mais que eu conheça a história tem sempre um novo detalhe para aprender”, disse Lourdes.

Profissionais da Secretaria do Esporte e Lazer acompanharam todo o trajeto da caminhada. O programa Passos da História  é fruto de uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

A atividade Passos na História foi realizada simultaneamente nas regionais Boqueirão e Boa Vista, integrando participantes dos grupos de atividades físicas das dez regionais da cidade.