Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Regional Boqueirão

Passos da História no Parque Náutico reúne 150 pessoas

150 pessoas participam do Passos da História no Parque Náutico. Curitiba, 08/11/2019. Foto Lucilia Guimarães/SMCS

 

Uma manhã dedicada para cuidar do corpo, da mente e da natureza. Nesta sexta-feira (8/11), 150 pessoas participaram da caminhada Passos da História no Parque Náutico do Iguaçu, no Boqueirão. Além de se exercitarem, aprenderam sobre a história do local e participaram do plantio de 100 mudas de árvores.

O passeio reuniu participantes dos grupos de atividades físicas ofertadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) das regionais Boqueirão, Cajuru e Bairro Novo e, para muitos, o Parque Náutico foi uma novidade.

“Nunca tinha entrado aqui e não conhecia essa história. Essa oportunidade de sair para caminhar com os colegas e conhecer os lugares da cidade é maravilhosa”, disse a dona de casa Maria Roseni Fabrício, 47 anos, que faz ginástica no Bairro Novo. 

Para outros, foi um agradável reencontro, como para a aposentada Maria Aparecida Lopes, 77 anos, que pratica ginástica Cajuru.

“Antigamente, costumava caminhar próximo ao parque. Mas dava meia volta antes de entrar”, lembra. Ela se sentia insegura em caminhar dentro do parque. “Agora, está tudo muito bonito. Vou convidar minha filha para visitarmos o parque no fim de semana”, conta.

Maria e o grupo ouviram dos orientadores da caminhada que o Parque Náutico foi implantado a partir de 1976 para preservar os fundos de vale do Rio Iguaçu, o mais importante do Paraná.

A partir de 2017, passou por sua primeira grande revitalização, como contou o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias. 

“Este local estava abandonado. A Prefeitura revitalizou este parque que tem a maior raia náutica da América Latina, devolvendo à comunidade um belo cartão-postal para a prática de esporte e lazer”, destacou.

Revitalização

Entre as melhorias, o Parque Náutico recebeu 3 km de asfalto novo nas entradas para os carros, estacionamento e pista de caminhada; nova estrutura de iluminação; reforma na torre de cronometragem e na ponte de acesso; reativação do posto da guarda-municipal; instalação da academia ao ar livre, pista de acesso aos paratletas cadeirantes aos barracões das equipes de remo e canoagem.

Desafio 100 mil árvores 

Os participantes da caminhada também plantaram mudas de pés de araçá, aroeiras, patas-de-vaca, goiabeiras, ingás, ipês roxos, amarelos e brancos, guabirobeiras e pigangueiras.

O plantio faz parte do desafio 100 Mil Árvores, lançado pela Prefeitura no final de setembro e que pretende arborizar a cidade com a ajuda da população. A meta é atingir 100 mil novas árvores plantadas em um ano.