Texto: Vanessa Brollo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação expandiu os serviços nos bairros, reforçou o atendimento ao trabalhador, lançou novos programas e acelerou o ambiente de negócios.
As oportunidades cresceram com a realização de feiras e mutirões de emprego nas Ruas da Cidadania e até mesmo nos terminais de ônibus. Pelo menos 395 empresas participaram dos mutirões realizados de janeiro a agosto, oferecendo 44.130 vagas. Nestes eventos, 27.150 pessoas foram atendidas e 6.171 contratadas
Firmino de Abreu Neto, de 63 anos, estava entre os primeiros na fila do mutirão de Santa Felicidade e saiu contratado como auxiliar de limpeza. “Tenho 63 anos, mas disposição de 18. Também tenho muita coragem e honestidade, estou muito feliz com a oportunidade”, afirma.
O estudante Israel Gonçalves conseguiu uma vaga no Emprego nos Terminais. Soube da ação por indicação da mãe, que viu o movimento no terminal do Capão da Imbuia. Ele foi ao local, fez entrevista e garantiu uma vaga de balconista de padaria. “Estou muito feliz de ter conseguido essa oportunidade, estou gostando muito do trabalho e espero crescer”, diz.
Sine Móvel leva oportunidades aos bairros
O Sine municipal ganhou três unidades móveis para facilitar o acesso aos serviços de emprego nos bairros. Desde fevereiro de 2025, as vans percorreram mais de 11 mil quilômetros na cidade e houve pelo menos 4,8 mil encaminhamentos para entrevistas a partir de atendimentos nas unidades móveis.
Danilo Inácio da Silva, auxiliar de cozinha, encontrou uma oportunidade ao passar pela Praça Osório. Saiu do Sine Móvel com encaminhamento para uma vaga na área de carga e descarga. Para ele, o serviço itinerante facilita o acesso ao emprego.
“Às vezes, a gente chega na sede do Sine e está lotado, assim a unidade móvel consegue desafogar, saio daqui com indicação de um emprego e com muita esperança”, afirma.
Também lançado em fevereiro, o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego garantiu transporte gratuito para entrevistas a 6.565 trabalhadores. O benefício permite que pessoas desempregadas busquem novas vagas sem o peso do custo da passagem.
Morador do Umbará, Fabiano Temiski Muniz utilizou o programa para participar de uma seleção no Bairro Alto e foi contratado por uma empresa de call center. “Foi importante para que eu conseguisse me locomover até a entrevista, já que fazia meses que eu estava desempregado”, relata.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego mostra que políticas simples podem transformar a vida de quem procura uma chance.
"Muita gente deixava de ir a entrevistas porque não tinha dinheiro para a passagem, por isso garantimos esse apoio. Queremos uma Curitiba onde ninguém fique para trás e onde cada pessoa tenha condições reais de voltar ao mercado de trabalho”, diz Martins.
Microcrédito mais barato do Brasil impulsiona pequenos negócios
Lançado em parceria com a Fomento Paraná, o microcrédito para MEIs, microempresas e empreendedores informais oferece até R$ 20 mil reais com as menores taxas do país. Em apenas um mês de operação, dez empreendedores acessaram R$ 139,4 mil em financiamentos.
A confeiteira Neuza Bier foi a primeira a ter o crédito aprovado e investiu na renovação de equipamentos e em capital de giro. “Com o valor do empréstimo pude quitar tudo à vista e negociar bem os preços”, destaca.
Menos burocracia para quem empreende
Curitiba avançou na modernização do ambiente de negócios com o decreto 2.350, que institui o Facilita Mais, ampliando de 606 para 1.200 as atividades consideradas de baixo risco, dispensadas de alvarás e licenças. O decreto também facilita a abertura para empresas de médio risco, que passam a receber alvará automático após a criação do CNPJ.
"Entendemos que quem quer empreender precisa de apoio e não de obstáculos. Ao facilitar a vida de quem produz riqueza geramos mais empregos e fortalecemos a economia da cidade”, diz Paulo Martins.
Curitiba é a capital mais rápida para abrir empresas
O tempo médio de abertura de empresas na cidade é de duas horas, muito abaixo da média nacional de 21 horas. O resultado reforça a eficiência dos processos e o ambiente favorável para novos negócios.
Liceus de Ofícios ampliam a qualificação
Todos os meses, a Prefeitura oferece vagas gratuitas em cursos nos Liceus de Ofícios. Em 2025, foram 269 tipos de cursos com 5.246 vagas.
Vale Qualificação cria novo modelo de formação
O programa estrutura parcerias com instituições de ensino e empresas para ofertar cursos alinhados com as necessidades reais do mercado. Um banco de talentos está em desenvolvimento.
Principais realizações de 2025
- 3 unidades móveis do Sine em operação com mais de 11 mil quilômetros percorridos para levar serviços aos bairros
- 6.565 mil trabalhadores beneficiados pelo Tarifa Zero a Caminho do Emprego
- Mutirões e feiras com mais de 44.130 vagas de emprego
- Lançamento do microcrédito mais barato do Brasil para pequenos negócios
- Menos burocracia com o Facilita Mais ampliando de 606 para 1.200 as atividades consideradas de baixo risco, dispensadas de alvarás e licenças.
- Curitiba mantém liderança nacional na abertura rápida de empresas
- Expansão contínua da qualificação com o Liceu de Ofícios e o Vale Qualificação