Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
1º de Maio

Tarifa Zero emprega e vira símbolo do Dia do Trabalho em Curitiba

Pessoas beneficiadas pelo programa Tarifa Zero que já conseguiram novo emprego. Na imagem, Maria de Lourdes Amorim, auxiliar de produção na Zanatta Salgados. Curitiba, 30/04/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Neste 1º de maio, Dia do Trabalho, Curitiba comemora os resultados do programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, iniciativa do prefeito Eduardo Pimentel. Desde 21 de fevereiro, data de lançamento, 1.831 pessoas aceitaram o benefício, que dá acesso a duas passagens gratuitas de ônibus (ida e volta) para deslocamentos a processos seletivos. 

“O primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego, é o que a faz sustentar a família, colaborar na renda da casa, criar independência, casar, ter filho, voltar para o mercado de trabalho”, enfatiza o prefeito Eduardo Pimentel. 


“Quando se está sem um emprego, toda ajuda é fundamental” 


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Maria de Lourdes Amorim, 55 anos, recebeu o benefício ao buscar uma vaga, no dia 21 de março, no posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Regional Tatuquara. Com o suporte do Tarifa Zero a Caminho do Emprego, conseguiu uma vaga de auxiliar de cozinha na Zanatta Doces e Salgados, fábrica de alimentos no Capão Raso.  

“Foi tudo muito rápido e está sendo importante pra mim. Estou muito feliz, é uma vida nova”, diz Maria de Lourdes. Apesar do pouco tempo no novo trabalho, ela já é chamada de Lu pelos colegas e se sente orgulhosa de atuar em várias frentes da produção. 

A auxiliar de cozinha é moradora do Campo de Santana, onde reside com Rafaela, uma das duas filhas, e o neto Davi. “Quando se está sem um emprego, uma renda fixa, toda ajuda é fundamental. Além disso, foi mais uma motivação para ir atrás de uma nova oportunidade”, afirma Maria de Lourdes, sobre a importância do programa. 

“A Prefeitura está indo atrás das pessoas para ajudar”


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Outro beneficiado pelo Tarifa Zero a Caminho do Emprego que está de trabalho novo é Gérson de Almeida, 65 anos. O morador da CIC estava na Rua XV, no Centro, quando procurou um encaminhamento no Sine Móvel, na ocasião estacionado próximo da Praça Osório. Em poucos dias, estava empregado. 

“Foi de um dia para o outro, não teve demora nenhuma. Eu trabalhava na portaria de hotel e queria mudar um pouco. Estou muito contente”, comenta Gérson de Almeida, que há dois meses assumiu a função de zelador na academia de ginástica Force One, no Boa Vista.


Paulistano, Gérson também destaca a influência do programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego na jornada para conseguir uma recolocação.   

“Todo mundo precisa trabalhar. Está funcionando e muito bem. Não trabalha quem não quer mesmo, quem não vai atrás. A Prefeitura está indo atrás das pessoas”, diz Gérson de Almeida.

Oportunidade garantida

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, não é aceitável que a pessoa em busca de um emprego perca a oportunidade de ir até a entrevista por falta de dinheiro para pagar o ônibus. 

“Às vezes, o trabalhador está em uma situação de vulnerabilidade tão grande que naquele momento, no grande dia de conseguir o emprego, não tem como pagar a passagem de ônibus e perde a oportunidade. Nós não podemos permitir que isso aconteça. As vagas existem e agora vamos fornecer a ajuda para o trabalhador chegar até elas”, disse Martins.

Curitiba tem hoje uma taxa de desemprego de 4,3% segundo o IBGE, uma das menores do País – considerada pleno emprego pelos economistas – e o mercado de trabalho está aquecido. As unidades do Sine Municipal oferecem vagas nas mais diversas áreas, de auxiliar de padaria, a engenheiro, de mecânico a farmacêutico, de empacotador a cuidador de idoso.

Requisitos

Para poder usufruir do benefício, o candidato que está desempregado terá que:

  • Ser morador de Curitiba
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos
  • Ter cadastro no e-Cidadão
  • Apresentar número do CPF e documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista)
  • Levar o cartão-transporte Urbs Usuário registrado no seu nome.
  • Se o candidato já tem o cartão-transporte Usuário não há necessidade de fazer um novo. Mas se ainda não tem, é possível obtê-lo gratuitamente, com agendamento prévio pela Agenda Online, em uma das unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania ou ainda pelo serviço itinerante Urbs Móvel.


Onde fazer

Com os documentos e o cartão Urbs Usuário, o trabalhador deve ir a uma das dez unidades do Sine da Prefeitura de Curitiba ou à Unidade Móvel (Sine Móvel). Todo processo será presencial e o atendimento será por ordem de chegada.

As unidades Sine da Prefeitura ficam nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Sine Móvel funciona das 9h às 15h30, de segunda a sexta-feira. 

No momento do encaminhamento para a entrevista, o candidato deve solicitar o benefício e o atendente avaliará se ele atende aos critérios do Tarifa Zero. Caso sim, insere na hora os créditos do cartão-transporte.

O beneficiado deve dar o aceite, em que declara estar ciente sobre o uso único do benefício: para o deslocamento até a entrevista de emprego e para retornar a sua casa.