Quando a oportunidade aparece enquanto se espera o ônibus. Foi a mãe do Israel Gonçalves que deu a dica. Ela estava a caminho do trabalho quando passou pelo Terminal do Capão da Imbuia e viu a movimentação do programa Emprego nos Terminais. Avisou o filho que no mesmo dia foi até o terminal para buscar um emprego. O jovem, de 19 anos, estuda Contabilidade e estava há alguns meses desempregado. No próprio terminal fez entrevista com o RH do supermercado Muffato e no dia seguinte foi chamado para assumir a vaga de balconista de padaria.
“Estou muito feliz de ter conseguido essa oportunidade. Estou gostando muito do trabalho e espero crescer”, diz.
OUÇA AQUI
Israel Gonçalves, balconista de padaria
Israel é uma das pessoas que foram beneficiadas com a segunda edição do Emprego nos Terminais que aconteceu no final de setembro. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), levou oportunidades de trabalho diretamente até os 22 terminais de ônibus da cidade, aproximando empresas contratantes da população e facilitando o acesso às vagas.
No total, 41 empresas participaram do projeto, ofertando 5.677 vagas de emprego. Durante os cinco dias, foram realizados 13.854 atendimentos, com 3.109 encaminhamentos para entrevistas e processos seletivos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os resultados mostram a efetividade da política pública de levar serviços de empregabilidade até os locais de maior circulação da população.
“Ao utilizar a capilaridade dos terminais, conseguimos acelerar contratações e dar mais oportunidades para quem precisa trabalhar. Essa é uma forma de aproximar empresas e trabalhadores de maneira prática e acessível”, destaca.
OUÇA AQUI
Paulo Martins, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação
A iniciativa já havia mostrado impacto em sua primeira edição, em maio, quando também gerou milhares de atendimentos e contratações confirmadas ainda durante a ação.