As equipes de robótica de alta performance das escolas municipais de Curitiba já conquistaram 25 prêmios em competições estaduais, nacionais e internacionais, desde o início deste ano.
O destaque foi para o Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), em setembro. A competição mais recente foi realizada nestes dias 5 e 6/11, no Torneio de Robótica da First Lego League Challenge, realizado no Expotrade, em Pinhais, com quatro equipes vencedoras.
As atividades incentivam, nos estudantes, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e lógicas, porque são desafiados a pensar de maneira crítica e encontrar soluções para problemas práticos.
“Incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, além do trabalho em equipe. Eles compartilham experiências, debatem possíveis soluções e resolvem problemas com autonomia”, destaca o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
A Robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras.
De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias.
Os investimentos na área estão próximos a R$ 200 mil, desde o início do ano.
Para a estudante Maria Luísa Lau Gonçalves, matriculada no 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, integrar a esquipe Tera Maniacs – que foi destaque na robótica artística, um fato inédito na rede municipal - a ajudou a compreender melhor conceitos de geometria e matemática. “É muito bom participar desta equipe, aprendo muito”, comenta Maria Luísa.
Carlos Henrique Campos explica que o robô apresentado na Olimpíada de Robótica, em outubro, foi pensado para ser compacto. “Ele é fácil de montar”, explica o menino. A equipe trabalhou o tema Planeta Água e foi premiada na modalidade artística.
OUÇA AQUI
Estudante Carlos Henrique
E o colega Lucas Chagas Rodrigues gosta de participar porque o ajuda a ser mais criativo. “A gente precisa pensar em muitas possibilidades”, relata o menino.
Veja aqui a lista de prêmios de 2025
AMISTOSO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA
- 1º Escola Municipal Herley Mehl - Atomic Bots
- 2º Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna - Robô League
- 3º Escola Papa João XXIII - Capivaras Robóticas
TORNEIO BRASIL DE ROBÓTICA
Middle 1
- 1° Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag - Cyber Rex
- 3° Escola Municipal Papa João XXIII - Capivaras Robóticas
INTERNATIONAL TOURNAMENT OF ROBOTS - CHILE
Resgate no plano
- 1° Escola Municipal CAIC Cândido Portinari - Alcateia
- 3º Escola Municipal Herley Mehl - Atomic Bots
Viagem ao centro da terra
- 2º Escola Municipal CAIC Cândido Portinari - Alcateia
- 3º Escola Municipal EM Albert Schweitzer - Robotic Dancers
Registro multimidiático
- 1º Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto - Navegadoras da Matrix
Dança de robôs
- 2° Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto - Navegadoras da Matrix
Cabo de guerra
- 1° Escola Municipal Albert Schweitzer - Robotic Dancers
- 2° Escola Municipal CAIC Cândido Portinari - Alcateia
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA - ETAPA ESTADUAL
- Prêmio Resgate – EM Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
- Prêmio Robustez – Alcateia Robótica – EM CAIC Cândido Portinari
- Prêmio Escola Pública – Capivaras Robótica, da Escola Municipal Papa João XXIII, celebrando ainda mais esta jornada de sucesso
Modalidade de resgate
- 2º lugar Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna -
ROBÔ LEAGUE MODALIDADE ROBÓTICA ARTÍSTICA
- 1º lugar Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag - Cyber Rex
- 2º lugar Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli - Tera Maniacs
- 3º lugar Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna - Robô League
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA - ETAPA NACIONAL DESAFIO SUPER TEAMS
- 1º EM Maria Clara Brandão Tesserolli - Tera Maniacs
TORNEIO DE ROBÓTICA DA FIRST LEGO LEAGUE CHALLENGE
- Cyber Rex – E.M. Omar Sabbag - Vencedora em Design de Robô
- Robo League – E.M. Júlia Amaral di Lenna - Vencedora no Prêmio Parceria
- Conectados – E.M. Coronel Durival Britto e Silva - Vencedora em Projeto de Inovação
- Alcateia Robótica – E.M. CAIC Cândido Portinari - Vencedora em Core Values – Valores Essenciais