Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Adeus aluguel

Casa Curitibana encerra semana com famílias realizando o sonho da casa própria todos os dias

Suzana esteve na Cohab Curitiba e escolheu seu imóvel no Residencial Campobello. Curitiba, 08/08/2025. Foto: Rafael Silva / Cohab.

Com seus subsídios e isenções fiscais, o Programa Casa Curitibana começou a todo vapor. Os atendimentos realizados nesta sexta-feira (8/8) fecharam a semana na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) com a conquista de imóveis próprios acontecendo em todos os dias. Após as convocações por meio digital, as negociações presenciais são rápidas e sem burocracia.

A espera de quase 10 anos chegou ao fim para a assistente administrativa Suzane Freitas, 37 anos. Inscrita na Cohab desde o início de 2016, ela aproveitou os benefícios do novo programa municipal e assegurou o seu apartamento no Residencial Campobello, que será construído no Campo de Santana.

“Eu estava procurando imóvel no mercado, mas o valor da entrada ficava inviável. O lançamento do Casa Curitibana veio em boa hora, os subsídios somados com o meu FGTS deixaram a entrada zerada e as prestações couberam no bolso. Foi uma benção, estou muito feliz”, disse após escolher o seu apartamento na planta do conjunto.

Sair do aluguel

Sair de moradias cedidas por parentes ou parar de pagar aluguel são os principais anseios dos inscritos na fila da Cohab. As vantagens oferecidas pelo programa Casa Curitibana estão facilitando a aquisição do imóvel próprio.

Na quarta-feira (6/8) foi a vez do contador Hernan de Oliveira, 48 anos. Ele conseguiu a isenção total do ITBI, além de R$ 30 mil para subsidiar a entrada, somando os benefícios municipal e estadual.

“Uma oportunidade que eu nem esperava, quando recebi o e-mail meu coração acelerou. A negociação foi muito boa, o abatimento da entrada deixou ótimo o valor das parcelas. É uma sensação indescritível, realmente a realização de um sonho”, destaca ele, que estava inscrito na Cohab desde 2019.

Hernan, que atualmente paga aluguel, conseguiu uma negociação em que a prestação do financiamento ficou inferior ao valor que hoje ele paga para alugar a casa onde vive. “Não teve burocracia. Eu trouxe a documentação, conheci as condições e já escolhi meu apartamento. Agora é só esperar ficar pronto”, celebra o contemplado.

Mais oportunidades à vista

O presidente da Cohab, André Baú, destaca que o ritmo de convocações vai continuar acelerado. Os chamamentos iniciaram pelas inscrições mais antigas e vão percorrer toda a fila de pretendentes cadastrados na Cohab que se enquadrem nas normas do programa.

“Estamos vendo, todos os dias, famílias saindo daqui com a documentação aprovada e apartamentos escolhidos. Além do e-mail, temos a previsão de inovação para que as próximas convocações também sejam feitas via Whatsapp, para agilizar ainda mais o atendimento da nossa fila de inscritos”, ressalta.

Baú explica que além do Residencial Campobello, conjunto de 368 apartamentos, fruto de parceria com a construtora MRV, outros empreendimentos estão em fase de aprovação e logo serão incluídos nas opções disponibilizadas aos inscritos. São imóveis no Cajuru, Centro, Novo Mundo, Santa Cândida, Uberaba e Umbará. 

Inscrições

As inscrições na fila da Cohab podem ser feitas online, pelo site www.cohabct.com.br ou presencialmente nas Ruas da Cidadania, mediante agendamento prévio pela Agenda Online.