A equipe gestora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba teve uma manhã de reflexão sobre os projetos e resultados alcançados em 2025 e os desafios para 2026. O encontro, realizado nesta quinta-feira (11/12), no auditório da Rua da Cidadania da CIC, reuniu a secretária Tatiane Filipak e os superintendentes, diretores, supervisores e coordenadores de projetos estratégicos da Saúde municipal.
Coube a cada setor enumerar os desafios enfrentados, o planejamento executado e os projetos para o próximo ano com base no Plano Municipal de Saúde e no Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel.
A secretária agradeceu o empenho de sua equipe e destacou a importância de manter as equipes motivadas e felizes.
“O nosso capital é humano. Se a nossa equipe estiver fortalecida, preparada e capacitada, não tem desafio que a gente não vença”, destacou Tatiane Filipak.
“Nos chegamos ao final do ano, depois de tantos desafios, em sintonia, fortalecidos. Uma equipe que trabalha em sinergia e que entrega com excelência”, completou a secretária.
Plano Municipal de Saúde
Entre as 59 ações pactuadas no Plano Municipal de Saúde para 2025, a SMS cumpriu plenamente 54, chegando a 92% de execução. Já no Plano Municipal de Saúde 2026-2029, estão programadas 62 ações.
Com relação às obras, foram aplicados R$ 5,6 milhões em ampliações, reformas e manutenção da estrutura física das unidades. Para 2026, essa área já conta com orçamento de R$ 20 milhões, incluindo novas unidades de saúde, novos Caps e Upas, conforme previsto no Plano de Governo 2025-2028.
A recomposição das equipes também foi um dos pontos de destaque, com o chamamento de novos profissionais e o remanejamento interno, fortalecendo a Atenção Primária.
Qualidade
Em 2025, o Núcleo da Qualidade do Cuidado em Saúde consolidou sua atuação na SMS ao aplicar ferramentas de diagnóstico situacional, implantar a padronização e controle de documentos institucionais, apoiar o mapeamento de processos e orientar projetos de melhoria contínua, incentivando a adoção qualificada de métodos e ferramentas da qualidade.
No encontro da plenária gerencial, foram detalhadas as ações do setor e também as desenvolvidas na Atenção Primária, Atenção Especializada, Auditoria, Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Central Saúde Já e nos dez distritos sanitários.
Destaque para os projetos estratégicos e as mudanças de processos, como a redução das filas por consultas e exames especializados, a reorganização da logística de vacinas e Imunobiológicos, a redução significativa dos casos de dengue, a oferta de novas estratégias para ampliar a cobertura vacinal, entre outros pontos que impactaram na assistência à saúde da população.
“Este foi um ano muito intenso e gratidão é a palavra por tudo que realizamos juntos. Que tenhamos força e energia para realizar muito mais em 2026. Um feliz e abençoado Natal a todos”, finalizou a secretária.