Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Curitiba fortalece ecossistema Vale do Pinhão e ganha o Oscar Mundial da Inovação

Conexões Vale do Pinhão reúne na Ópera de Arame grandes nomes da inovação, criatividade e empreendedorismo. Curitiba, 28/11/2025. Foto: Gilson Abreu

O Vale do Pinhão da Prefeitura de Curitiba manteve-se em 2025 como um dos mais relevantes ecossistemas de inovação do País e do mundo. Em novembro, recebeu sua maior premiação, o Gimi Awards, Oscar Mundial da Inovação. Em setembro, Curitiba foi a única cidade com o Selo Diamante para Ecossistema de Inovação do Connected Smart Cities, principal reconhecimento no Brasil.

Atualmente, o Vale do Pinhão, que engloba a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, concentra cerca de 9,1 mil empresas de tecnologia da informação, 670 startups, 62 instituições de ensino superior e aproximadamente 33 entes de investimento, crédito e fomento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os resultados mostram uma Curitiba preparada para competir com os melhores ecossistemas do mundo.

 “O Vale do Pinhão consolida um ambiente que aproxima empreendedores, investidores e instituições públicas. O objetivo é fazer com que a cidade continue atraindo negócios e gerando impacto positivo na vida das pessoas”, afirmou.

Incentivo ao empreendedorismo

Os 118 eventos de empreendedorismo e inovação promovidos pela Agência Curitiba em 2025 reuniram 11.993 participações presenciais, além das transmissões online.

Em sua 7ª edição, o Prêmio Empreendedora celebrou o talento e a determinação das 164 inscritas, de 12 municípios da RMC, à frente dos seus empreendimentos.

Maritânia Aparecida Figueiredo, a Tânia, proprietária de uma casa de massas ganhou primeiro lugar na categoria média grande empresa.

“Uma coisa que eu sempre digo é que Deus quer muito, mas a gente tem que fazer a nossa parte. Então é um conjunto, você ter fé e você ter força também e o querer. Não é só falar, é fazer, é acordar”, orienta.

No preview available
No preview available
No preview available
Imagem



Mês do empreendedor


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Durante outubro, o programa curitiba empreendedora promoveu eventos voltados a diferentes perfis de empreendedores.

Foram 11 espaços empreendedor em funcionamento, com 5.382 pessoas atendidas e 14.458 atendimentos realizados. O trabalho resultou em 311 formalizações de empresas, 272 regularizações de negócios e R$ 209 mil em crédito liberado para empreendedores curitibanos.

Entre as atividades do Mês do Empreendedor, o Espaço Empreendedor Móvel circulou por diversas regiões. Foram 266 pessoas atendidas e 780 soluções e serviços oferecidos, incluindo formalização e regularização de MEIs, orientação para abertura de empresas e consultoria sobre crédito e microcrédito.

A Jornada do Empreendedor Imigrante trouxe palestras inspiradoras e atendimentos multilíngues, com assessoria jurídica e encaminhamento para crédito para quem busca empreender em Curitiba vindo de outros países.

No Feirão de Crédito e Quitação de Dívidas, foram encaminhadas 62 propostas para a Fomento Paraná, com 15 créditos aprovados e mais de R$ 209 mil liberados, além do suporte para renegociação de débitos.


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


O programa Empreendedorismo na Escola, impactou mais de 2 mil estudantes de 11 escolas municipais, além de estudantes da EJA e imigrantes.

A Feira de Empreendedores do Vale do Pinhão recebeu 250 inscrições.


De Curitiba para o mundo

O Invest Curitiba fortaleceu a presença internacional da cidade ao estabelecer parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A iniciativa BioCidades Empreendedoras incubou 32 startups de impacto ambiental.

Em agosto, a Agência Curitiba teve estande no Rio Innovation Week, com apresentação de iniciativas da Prefeitura. Startups representando Curitiba também tiveram a oportunidade de expor projetos, atrair novos investidores e estreitar laços com outros agentes do ecossistema de tecnologia. Participaram do estande: Partuu, Planejadin, Munai, Nenemann, Wikitravel.ai, SuperBi, Central Server, Monitorai Gestão de Ativos, Brainzz, Vietech, Startupedi e Serra Verde/Mar-Tha Ri

O worktiba recepcionou mais 23 negócios e chegou ao total de 52 startups residentes em 2025.


Edição histórica do Pitch Vale do Pinhão


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


A edição do Pitch Vale do Pinhão foi uma das maiores já realizadas, com mais de 40 apoiadores nacionais, 42 jurados e 24 competidoras finalistas.  A grande vencedora da disputa foi a startup Mell.ro, com uma solução para locação aliada a garantias.

“O Vale do Pinhão oferece muito mais do que um apoio superficial. Aqui, o suporte é real”, afirmou Osni Passos, CEO e fundador da startup, logo após receber o prêmio.


Ponto de conexão

O Pinhão Hub celebrou um ano e meio como vitrine da inovação curitibana, recebendo visitas de comitivas nacionais e internacionais e se consolidando como ponto de conexão para governos, universidades e empresas. São 34 empresas e startups residentes no Hub.

Prêmios

A Agência Curitiba foi a entidade pública mais inovadora do mundo no Gimi Awards, vencendo Polícia de Dubai e Ministério de Infraestrutura e Energia dos Emirados Árabes na premiação de Cambridge, Estados Unidos.

O período marcou ainda importantes reconhecimentos para Curitiba, entre eles o de terceira Melhor Cidade do Brasil para Startups, no relatório StartupBlink de 2025, e o de Melhor Coleta de Resíduos e Serviço de Água e Esgoto, no ranking Connected Smart Cities.

Apoio às empresas

No Tecnoparque, 12 oficinas reuniram 102 pessoas físicas e 65 jurídicas. O programa recebeu 25 propostas de adesão e entregou 16 certificados para novas empresas durante o Smart City Expo.

Para o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, os avanços refletem a força da articulação entre poder público, iniciativa privada e academia.

“O Vale do Pinhão não é apenas um conjunto de programas. É uma cultura de inovação que se espalha pela cidade, gera oportunidades e reforça a confiança de investidores e empreendedores em Curitiba”, destacou.


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Além das 10 edições do Paiol Digital e do Business Round, a Agência encerrou o ano com o Conexões Vale do Pinhão, que lotou a Ópera do Arame com palestras de Ilan Kriger (Moço do Eu Te Amo), Alan Barros (Aceleraí), Guilherme Carrasco (Ademicon) e o casal Malvino Salvador e Kyra Gracie, numa noite de inovação, empreendedorismo e inspiração dia 27 de novembro.


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Principais resultados do ano

  • 9,1 mil empresas de TI, 670 startups e 185 ambientes de inovação
  • 164 inscrições no Prêmio Empreendedora
  • 118 eventos e 11.993 participações presenciais
  • 224.143 atendimentos nos espaços empreendedor
  • 3.426 formalizações de MEIs
  • 32 startups incubadas pelo BioCidades Empreendedoras
  • 52 startups residentes no worktiba
  • 16 empresas certificadas no Tecnoparque
  • Parcerias internacionais consolidadas e reconhecimento em rankings globais