Nesta sexta-feira (31/10), no Centro de Eventos Imap Barigui, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Paulo Martins, apresentou os resultados do Mês do Empreendedor, série de iniciativas de estímulo à economia local e ao fortalecimento dos pequenos negócios.
Durante outubro, o Programa Curitiba Empreendedora promoveu eventos voltados a diferentes perfis de empreendedores. As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Agência Curitiba em parceria com o Sebrae/PR e contemplaram desde capacitações até atendimento especializado, com foco em inovação e acesso a crédito.
Foram 11 Espaços Empreendedor em funcionamento, com 5.382 pessoas atendidas e 14.458 atendimentos realizados. O trabalho resultou em 311 formalizações de empresas, 272 regularizações de negócios e R$ 209 mil em crédito liberado para empreendedores curitibanos.
"Fornecemos apoio concreto para quem empreende em Curitiba, desde orientação e capacitação até acesso ao crédito, porque cada negócio que nasce ou cresce significa mais desenvolvimento econômico, mais emprego e mais oportunidades na nossa cidade", diz o prefeito Eduardo Pimentel.
Segundo o secretário da SMDEI, Paulo Martins, o empreendedor é aquele trabalhador que ousa construir o seu próprio emprego e que merece todo apoio.
“O incentivo ao empreendedorismo é um instrumento estratégico para gerar renda e construir uma economia mais forte. Eu quero que Curitiba seja a cidade mais rica do Brasil. Para isso, nós queremos inspirar o desenvolvimento e a prosperidade construindo assim um ambiente em que as pessoas acreditem que Curitiba é a cidade onde se pode sonhar e realizar sonhos”, afirma o secretário.
Indo até onde o empreendedor está
Entre as atividades do Mês do Empreendedor, o Espaço Empreendedor Móvel circulou por diversas regiões, entre 29 de setembro e 24 de outubro. Foram 266 pessoas atendidas e 780 soluções e serviços oferecidos, incluindo formalização e regularização de MEIs, orientação para abertura de empresas e consultoria sobre crédito e microcrédito.
A capacitação também foi destaque. O workshop IA Googleday reuniu 140 participantes para aprendizado prático sobre uso de ferramentas digitais no dia a dia dos negócios, incluindo estratégias para redução de custos, aumento de resultados e emissão de documentos fiscais.
Eventos como a Feira Compre do Pequeno conectaram o público a mais de 20 expositores selecionados, valorizando produtos criativos e fortalecendo o comércio local. A Jornada do Empreendedor Imigrante trouxe palestras inspiradoras e atendimentos multilíngues, com assessoria jurídica e encaminhamento para crédito para quem busca empreender em Curitiba vindo de outros países.
As Quartas do Empreendedor de Rua capacitaram cerca de 90 comerciantes ambulantes e feirantes, oferecendo conteúdos sobre boas práticas, migração para o digital e precificação.
No Feirão de Crédito e Quitação de Dívidas, foram encaminhadas 62 propostas para a Fomento Paraná, com 15 créditos aprovados e mais de R$ 209 mil liberados, além do suporte para renegociação de débitos.
A educação empreendedora também teve espaço. A palestra Atitude Jovem, Espírito Empreendedor, do programa Empreendedorismo na Escola, impactou mais de 2 mil estudantes de 11 escolas municipais, além de estudantes da EJA e imigrantes.
Premiação para elas
Encerrando as celebrações, o Prêmio Empreendedora 2025 teve 164 inscrições de 12 municípios da Região Metropolitana e celebrou negócios liderados por mulheres que fazem a diferença, reconhecidas em categorias como Microempreendedora Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Média e Grande Empresa, além do Voto Popular.
Durante a apresentação dos resultados das ações, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Bernardo Santoro, anunciou que a partir de agora o Mês do Empreendedor vai fazer parte do calendário permanente da SMDEI.
Presenças
Participaram do evento Vinícius Mello, gestor regional de Inovação do Sebrae/PR; Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação; e a vereadora Indiara Barbosa.
Da SMDEI também estavam Sérgio Bento, superintendente executivo; Vinicius dos Santos Silva, diretor de empreendedorismo e competitividade; Henrique Domakoski, diretor de Inovação, Cidades Inteligentes e IA; Fabiano Vilaruel, diretor de Empregabilidade e Trabalho; e Edson Mariano, diretor de Economia Criativa, Solidária e de Impacto.