Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sem limites

A história de superação e sucesso da vencedora do Prêmio Empreendedora 2025, categoria média grande empresa

Entrevista com uma das vencedoras do Prêmio Empreendedora 2025, Maritânia Aparecida Figueiredo. Curitiba, 29/10/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

O primeiro lugar conquistado por Maritânia Aparecida Figueiredo, a Tânia, na categoria média grande empresa no Prêmio Empreendedora 2025, que reuniu empresárias de Curitiba e região metropolitana, foi mais um reconhecimento do trabalho dessa empreendedora, que tem uma história marcada por superação e sucesso.

Hoje, Tânia é sócia, junto com Marcos Nagano, Daniel Sewo e Rubiele Guarasquim, da Cristal Massas, localizada em São José dos Pinhais. A empresa tem 100 funcionários e está entre as maiores fabricantes de massas frescas do sul do país.

A trajetória de Tânia como empreendedora começou quando ela, aos 15 anos, decidiu sair de Minas Gerais para morar no Paraná. “Vim para Curitiba em busca de uma vida melhor, porque meus pais eram cortadores de cana e éramos em seis irmãos, mas eu sempre acreditei que existia uma forma de melhorar de vida”, diz a empresária.

Deixar a família para trás foi o primeiro desafio. Tânia chegou à capital paranaense e foi trabalhar como doméstica em uma fábrica de massas. “O trabalho era temporário, mas eu acabei ficando e aproveitei todas as oportunidades que apareceram”, conta.

Curiosa e interessada, Tânia terminava as atividades e se colocava à disposição para aprender os processos da fábrica. Assim, ela foi conhecendo todas as etapas de produção. Quando houve uma ruptura na sociedade e muitos líderes saíram, surgiu a grande oportunidade: Tânia passou de faxineira para líder de equipe e não parou mais. Depois de alguns anos, o proprietário da empresa, Marcos Nagano, convidou Tânia para se tornar sócia da Cristal Massas.

Superação

Todo esse crescimento profissional acontecia enquanto Tânia enfrentava desafios pessoais. Primeiro, uma separação muito sofrida que a deixou sozinha com quatro filhos, um deles ainda na barriga. Depois, a pior dor que uma mãe pode sentir: a perda de um filho aos 15 anos de idade. “Quando aconteceu eu vi o fundo do poço realmente, mas com o tempo eu percebi que não era só sobre mim, eu tinha meus outros filhos, tinha uma equipe. Eu tive que respirar e entender o meu propósito”, afirma.

A empresária conta que todas as dificuldades fortaleceram sua fé e sua resiliência, que também se refletem nos negócios: “É você olhar que em meio às dificuldades podem aparecer oportunidades.”

Para se tornar uma empresária reconhecida e premiada, Tânia não contou apenas com seu trabalho. Ela voltou para a sala de aula, completou o ensino médio e se formou em Administração de Empresas. Hoje, a empresa produz 10 toneladas de massa por dia para abastecer as franquias 10 Pastéis no Brasil e empresas de Curitiba, Região Metropolitana e Santa Catarina. O carro-chefe é a massa de pastel e o nhoque. A pandemia foi outro momento de reinvenção, quando novos produtos foram incluídos no portfólio.

“Uma coisa que eu sempre digo é que Deus quer muito, mas a gente tem que fazer a nossa parte. Então é um conjunto, você ter fé e você ter força também e o querer. Não é só falar, é fazer, é acordar”, orienta.

Para quem está começando a empreender, Tânia tem dicas valiosas:

• Busque conexões, saia do seu mundinho, isso faz toda a diferença.
• Estude, hoje existem vários canais e cursos gratuitos do Vale do Pinhão e do Sebrae/PR, eu estou sempre em movimento.
• O segredo é você não se isolar, é se abrir realmente para o mundo, é ter cautela, mas seguir mesmo com medo, ser ousado.

Inspiração

Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, Tânia  representa a essência do empreendedorismo curitibano, que nasce da coragem, do esforço e da capacidade de transformar desafios em oportunidades.

“A história dela inspira milhares de pessoas que sonham em empreender e reforça o compromisso da nossa gestão em apoiar quem trabalha para gerar emprego, renda e desenvolvimento para a região. Quando o poder público apoia e o empreendedor acredita, resultados como este florescem”, afirma.

Na opinião do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, a trajetória da Tânia mostra que o empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social. “Ela cresceu, capacitou-se e construiu um negócio que hoje gera oportunidades para muitas famílias. Histórias como essa são o que nos motivam a ampliar políticas de inovação, qualificação e incentivo aos pequenos e médios negócios em Curitiba e na Região Metropolitana. É assim que fortalecemos o ecossistema e promovemos desenvolvimento com inclusão”, afirma.

Saiba quem são as outras vencedoras do Prêmio Empreendedora 2025

Voto Popular

Gehane Chamun Saade – Sukar Coffee
Fundadora da Sukar Coffee, cafeteria de doces árabes artesanais, Gehane transformou sua paixão pela cultura libanesa em negócio durante a pandemia. 

Microempreendedora Individual

1º lugar – Patrícia Aparecida Dias
Enfermeira especializada em pacientes oncológicos, Patrícia criou um projeto de próteses externas de mama e aréola.

2º lugar – Maria Cristina Cavassim
Fundadora do Spazio Cris, em Colombo, Maria Cristina é cabeleireira e professora há mais de 40 anos. Com seu trabalho, promove ações sociais e forma novas profissionais da beleza.

3º lugar – Myria Toukmaji
Síria radicada em Curitiba, Myria criou a Ebla Joias, marca autoral que une técnicas artesanais e design contemporâneo.

Microempresa

1º lugar – Natália Franchetti – Selig Saúde
Dentista e empreendedora, Natália criou uma plataforma de economia circular que conecta profissionais da odontologia para compra, venda e locação sustentável de materiais.

2º lugar – Caroline Mattevi – Planttcê
Cofundadora da AgFoodTech Planttcê, Caroline desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial que combate o desperdício de alimentos e fortalece o consumo sustentável.

3º lugar – Lia Barros – Slow & Steady Travel
Criadora de uma agência de turismo ético e regenerativo, Lia mostra que é possível viajar de forma responsável e transformar experiências em impacto social e ambiental positivo.

Empresa de Pequeno Porte

1º lugar – Mariana Motta de Matos Rosa – Investeendo
Mariana criou uma metodologia de educação financeira que leva aprendizado acessível para escolas.

2º lugar – Gabriela Aksamitas Vilar de Carvalho – Quintana Gastronomia
Há 17 anos à frente do restaurante Quintana, Gabriela promove alimentação saudável e responsável, com foco em sustentabilidade e impacto social.

3º lugar – Vania Arlete Krekniski Maciel – Limoeiro Casa de Comidas
Designer e chef, Vania criou um espaço gastronômico que valoriza produtores locais e une técnica, afeto e sustentabilidade em experiências únicas.

Média e Grande Empresa

1º lugar – Maritânia Aparecida Figueiredo – Cristal Massas
Tânia, como é conhecida, é sócia da Cristal Massas, empresa que hoje gera mais de 100 empregos e é referência na produção de massas frescas na região.

2º lugar – Paula Fernandes – Intecso
Engenheira de alimentos, Paula fundou a Intecso, laboratório referência nacional em análises e inovação industrial, que hoje exporta para mais de 100 países.

3º lugar – Cristina Kaiss – Escritório de Advocacia Kaiss & Daniella
Cristina criou um escritório voltado à inclusão e à valorização de mulheres, especialmente mães, em um ambiente jurídico acolhedor e inovador.

Concurso Meu Negócio, Minha História

O concurso reconheceu empreendedores que compartilharam suas trajetórias inspiradoras em vídeos de até três minutos. As histórias foram avaliadas por uma banca técnica com base em superação, criatividade e impacto social.

1º lugar – Mirian Regina de Moraes – Arte ao Vento
Mirian emocionou o público com sua história de arte e resiliência, transformando criatividade em fonte de renda e propósito.

2º lugar – Anna Karolina Ribeiro Gonçalves – Espaço Mamma
Empreendedora da área de bem-estar materno, Anna criou um espaço dedicado ao cuidado e acolhimento de mães e bebês.

3º lugar – Diego Palma de Castro – DIPSI CWB Psicologia
Diego desenvolveu um projeto de atendimento psicológico acessível, com foco em saúde mental e inclusão.

Programa Curitiba Empreendedora

O Prêmio Empreendedora 2025 e o Concurso Meu Negócio, Minha História integram o calendário de ações do Programa Curitiba Empreendedora, que conta com apoio das empresas Ademicom, Rubik Capital, Viacredi,Positivo Tecnologia, Editora Suardi, Clínica Nautilus, Projetual Comunicação, Quanta Diagnóstico por Imagem, Mili, Beeventz Soluções Tecnológicas, Cronostec, Giga, ACP, Copel e Sanepar.