Quem quer se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), em Curitiba, pode procurar uma das unidades do Espaço Empreendedor não só para formalizar o negócio, mas para receber apoio durante toda a jornada empreendedora, inclusive para conseguir crédito barato.
São dez endereços pela cidade, localizados nas oito Ruas da Cidadania, na Administração Regional da CIC e no Pinhão Hub do Rebouças.
Os atendimentos são gratuitos e realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante agendamento prévio pela Agenda Online.
6 serviços que você encontra nos Espaços
1. Formalização do MEI - A formalização pode ser feita de maneira rápida e prática nos Espaços. Além de abrir o CNPJ, o empreendedor pode atualizar dados cadastrais sempre que necessário.
2. Emissão de notas fiscais - Os Espaços oferecem suporte para a emissão de notas fiscais, seja no sistema da NFS-e do Gov.br para prestadores de serviços ou no sistema da Receita Estadual para comércio.
3. Inclusão no Cadastro de Fornecedores da Prefeitura - O MEI pode se inscrever no cadastro de fornecedores municipais. Isso abre a possibilidade de prestar serviços e fornecer produtos diretamente para órgãos públicos de Curitiba.
4. Apoio no pagamento de tributos e obrigações - O empreendedor recebe auxílio para emitir mensalmente o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e também para enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei), que é obrigatória.
5. Parcelamento de débitos - Para quem está em atraso com suas obrigações, os Espaços oferecem orientação sobre parcelamento de débitos, facilitando a regularização do CNPJ e o retorno ao Simples Nacional.
6- Pedir crédito - Os pequenos empresários de Curitiba podem solicitar crédito diretamente em sete unidades do Espaço Empreendedor (Bairro Novo, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara). Graças à parceria entre a Prefeitura e a Fomento Paraná, é possível ter acesso ao crédito mais barato do Brasil. Por meio do programa Microcrédito Fácil, os empreendedores podem obter até R$ 20 mil para investir e fortalecer seus negócios.
Porta de entrada
Os Espaços Empreendedor da Prefeitura de Curitiba se consolidaram como porta de entrada para o microempreendedor individual (MEI).
No primeiro semestre de 2025 foram realizados mais de 130 mil atendimentos, entre eles a formalização, emissão do boleto DAS, auxílio na nota fiscal de serviço e comércio, entre outros. A iniciativa integra o Programa Curitiba Empreendedora e o Vale do Pinhão, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, os espaços reforçam a vocação empreendedora da capital.
“Nestes locais os microempreendedores encontram qualidade e profissionalismo no atendimento. É um ambiente propício ao empreendedorismo. Curitiba é uma cidade empreendedora e os MEIs têm papel fundamental no desenvolvimento econômico”, afirma.
Atendimento presencial faz a diferença
Um dos principais diferenciais dos Espaços Empreendedor é o atendimento presencial. A dificuldade de acesso à internet ou a pouca familiaridade com a tecnologia fazem com que esse suporte seja essencial.
“Nosso atendimento é um diferencial para os empreendedores de Curitiba. Em nossos espaços, eles podem formalizar negócios, emitir notas fiscais, regularizar tributos e obter orientação gratuita. Até evitar golpes de terceiros. Isso fortalece nossa cidade e nos torna referência em empreendedorismo”, ressalta Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
O benefício do atendimento presencial pode ser visto em histórias como a de Fernando de Jesus Magalhães, que trabalhava com reformas e construções.
“Poder emitir nota fiscal me ajudou bastante. Os serviços aumentaram quase 100% porque o cliente pede nota e agora eu consigo fornecer”, conta Fernando.
Ele foi ao Espaço Empreendedor da Regional Boqueirão para regularizar contribuições e garantir tempo de aposentadoria. “Para mim, o atendimento presencial facilita muito”, diz.
O pintor Pedro Carlos Dias também utiliza o serviço. Primeiro buscou a formalização como MEI e, mais recentemente, a regularização da empresa após atraso no pagamento dos impostos. “Tenho dificuldade com tecnologia, então prefiro resolver pessoalmente com os atendentes”, afirma.