Mais de 6 mil corredores participaram, nesse domingo (26/10), da 1ª Corrida de Rua da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que marcou o encerramento do Circuito de Corridas de Rua de Curitiba 2025. A prova, realizada no Centro Cívico, reuniu atletas e famílias em uma manhã de celebração ao esporte, à saúde e à solidariedade.
O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e a Assembleia Legislativa do Paraná. Além da prática esportiva, a corrida teve forte cunho social, com a arrecadação de mais de 6 toneladas de alimentos, que serão encaminhados ao Banco de Alimentos de Curitiba.
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, destacou o sucesso do circuito e a importância da parceria.
“As cinco etapas do Circuito de Corridas de Rua encerram-se com um saldo extremamente positivo. A parceria com a Assembleia Legislativa coroou a edição 2025, unindo esporte, solidariedade e saúde. O mais bonito foi ver a adesão espontânea dos participantes — não havia obrigatoriedade de doação, e ainda assim arrecadamos mais de seis toneladas de alimentos. Com absoluta certeza, esta é apenas a primeira de muitas edições em conjunto com a Assembleia”, completou.
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), também participou da prova de 10 km e comemorou a ação conjunta com a Prefeitura.
“A Assembleia Legislativa dá hoje um grande exemplo de solidariedade, cuidado com a saúde e incentivo à prática esportiva. Reunimos mais de seis mil pessoas e arrecadamos alimentos que vão ajudar centenas de famílias. O verdadeiro significado da política é este: transformar vidas. Essa é a primeira corrida da história do Poder Legislativo, e reforça o compromisso da Casa com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos paranaenses”, completou.
Entre os atletas, o clima era de superação e alegria. O curitibano Vitor Freitas, de 30 anos, foi o campeão geral das quatro etapas dos 5 km em 2025. “O circuito foi excelente e muito bem organizado. Gostei especialmente da proposta de cada prova acontecer em um bairro diferente, isso aproxima a população e valoriza toda a cidade”, destacou o corredor.
No feminino, Jaqueline Javorski venceu os 5 km e se emocionou com o resultado. “O trajeto é um dos melhores de Curitiba. É uma emoção indescritível cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e perceber o quanto o evento evolui a cada edição”, afirmou.
Mas também participaram aqueles que se preocupam com a súde e a importância da prática de atividade física. Alexon Bernardi, chefe de manutenção, elogiou a estrutura das provas e destacou a importância de praticar esporte. “Participei de todas as etapas e a minha preferida foi a do Umbará. Tudo muito bem organizado, percursos agradáveis e um ambiente sempre acolhedor. Tudo isso nos dá ainda mais vontade de continuar correndo, se exercitanto e por consequencia viver com saúde e alegria. A prefeitura e a Assembleia estão de parabéns", completo Alexon.
Até mesmo os mascotes ganharam espaço na pista. O corredor Clóvis Ratadtz levou sua cadelinha Stella para participar da corrida. “Ela completou seis meses agora, então já pode me acompanhar. A corrida estava linda, bem organizada e com ótimo clima”, disse Clóvis, emocionado ao completar o trajeto com a mascote.
Balanço positivo
Com recorde de inscrições e de solidariedade, o Circuito de Corridas de Rua 2025 encerra o ano reafirmando o compromisso de Curitiba com a promoção do esporte, da saúde e da cidadania — valores que unem poder público e comunidade em torno de um mesmo propósito.
Ao todo foram realizadas 5 etapas durante o ano, a primeira ainda no mês de maio, com a corrida da FAS. Depois foi a vez dos corredores participarem da Corrida do Rock, no Bosque da Trabalhador, na Cidade Insdustrial de Curitiba.
Como acontece todos os anos a terceira etapa foi a mais tradicional corrida de rua de Curitiba, a 17ª Corrida de Revezamento entre Parques de Curitiba. A largada aconteceu no Museu Oscar Niemeyer e o evento reuniu cerca de 6 mil atletas. Os corredores percorreram aproximadamente 22,5 km, passando pelo Bosque João Paulo II, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Bosque Alemão, Parque Tingui e o Parque Barigui, onde era a chegada. A prova integra o Circuito Adulto de Corridas de Rua da Prefeitura.
Já a terceira etapa aconteceu no Umbará, ainda no mês de setembro. A Corrida da Longevidade também reuniu mais de 6 mil corredores nas ruas e avenidas da região sul da cidade e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) e financiamento com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).