Clique aqui para ver o croqui
Atenção! O Bosque Alemão está parcialmente fechado. Em razão das obras para tornar a área mais acessível a curitibanos e turistas, estarão fechados à visitação pública, até o final de 2023, a trilha que leva à Casa Encantada e também a escadaria da Torre dos Filósofos. Aos frequentadores e visitantes pede-se um tanto de paciência e cautela; que não insistam em percorrer estes dois espaços, também por questão de segurança.
>> Enquanto as melhorias acontecem, as famosas bruxinhas, das contações de histórias infantis, se transferiram, temporariamente, para instalações ao lado do Salão de Atos, no Parque Barigui.
>> Como as obras são realizadas em parte do Bosque Alemão, ainda há bastante para ser visitado e desfrutado. Pela entrada da Rua Francisco Schaffer tem o portal da Casa Mila e canteiros coloridos de muitas flores, que atraem muitas famílias ou grupos, especialmente nos finais de semana.
>> É possível desfrutar de muita paisagem verde, subindo os 15 metros do mirante, e percorrendo a parte externa do Oratório Bach.
>> O bistrô atende normalmente.
>> Já acesso pela Rua Nicolo Paganine está fechado. Deve ser reaberto no mês de julho.
>> Tanto o Memorial Alemão (à base de gravuras) como o Oratório Bach (destinado a espetáculos de música clássica) estão sendo reformados.
Este é um dos mais queridos e prestigiados locais de visitas de Curitiba. As instalações e elementos contidos nos seus 38.000 m2 fazem uma homenagem – que integra cultura, arquitetura e um tanto de magia - à etnia germânica. Os imigrantes alemães adotaram a cidade a partir de 1833.
Na área funcionou a leiteria de propriedade da família Schaffer, uma das pioneiras da região do Vista Alegre. Sua influência foi tão forte que o bairro também é conhecido por Jardim Schaffer.
Fachada da Casa Mila
São muitos e interessantes os atrativos do Bosque Alemão, a partir da reprodução, em escala ampliada, da fachada ornamentada com colunas, portas e janelas, da Casa Mila. Esta construção é representativa da arquitetura característica dos germânicos e tinha como endereço a Rua Barão do Cerro Azul, no centro da cidade.
Oratório: tributo a Bach
O Oratório Bach é um tributo ao grande compositor Johann Sebastian Bach (1685-1780), autor, entre outras obras, de ‘Jesus Alegria dos Homens”. A construção repete em alguns detalhes o estilo neogótico de antiga Igreja Presbiteriana de madeira, curitibana, e no nele são realizados principalmente concertos clássicos e outros eventos musicais, promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Torre dos Filósofos
O mirante à base de madeira, com 15 metros de altura, é chamado de Torre dos Filósofos e proporciona ampla visão de Curitiba e dos recortes da Serra do Mar. O local é dedicado a importantes filósofos alemães, como Immanuel Kant (1724-1804) e Friedrich Nietzche (1884-1900), autor do livro ‘Assim falou Zaratustra’.
Para acessibilidade
O bosque passa por obras de revitalização e acessibilidade, que incluem a instalação de rampas. O caminho que leva à Casa Encantada e, também, a escadaria da Torre dos Filósofos estão fechados. Mas a área do mirante, a parte externa do Oratório Bach e o café podem ser frequentados normalmente; e há ainda itens da história e da cultura alemã que podem ser apreciados e muita área verde para ser contemplada.
A Casa Encantada e o Oratório de Bach recebem adequações e banheiros adaptados.
Caminho do Conto
Na trilha da Casa Encantada estão sendo recuperadas as 12 estações do Caminho do Conto, pequenos totens com alguns trechos e ilustrações do livro reproduzidos em azulejos. Além disso, é executada uma passarela de madeira de 90 metros, como opção à escada que liga as partes de baixo e de cima da Casa Encantada, externamente.
História dos Grimm
No Caminho do Conto tem destaque uma das histórias infantis mais populares dos irmãos Grimm - a de João e Maria (Hänsel und Gretel, no original), datada de 1812. Os irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) dedicaram parte de suas vidas a registrar fábulas infantis alemãs.
Entre estes contos de fadas, baseados na tradição oral, transmitidos de geração a geração, está o dos irmãos João e Maria, de fama mundial a partir de meados do século XX.
As Bruxas no Barigui
Com as obras para que o Bosque Alemão seja inclusivo, foram transferidos para o Parque Barigui: móveis e equipamentos da Casa Encantada (na verdade, uma biblioteca infantil, administrada pela Secretaria Municipal da Educação) e as suas famosas moradoras: 17 bruxas que animavam e alegravam o espaço contando histórias infantis, e não só para crianças.
As bruxas não perderam a animação e até que aquelas melhorias estejam concluídas, no final do ano, este grupo de professoras de Curitiba continua com a contação de histórias, no novo endereço. Elas ocupam instalações com decoração que faz um cenário adequado às suas narrativas, ao lado do Salão de Atos da Prefeitura.
Confira qual a programação das bruxinhas em seu lar temporário, alterada mês a mês, em Casa Encantada (Parque Barigui). https://educacao.curitiba.pr.gov.br/evento/programacao-dos-farois-do-saber-em-pracas/18401/4068.
A criação do Bosque Municipal Alemão aconteceu pelo Decreto n.º 575, de 15 de maio de 2001, mesmo ato referente ao Bosque Municipal São Nicolau.
Horário de funcionamento Das 8h às 20h, de terça a sexta-feira
Como chegar – Google Maps
Voltar
Atualização: Maio/2023
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.