Campo Largo, a capital da louça, sedia até o dia 12 de dezembro o 2º Salão Nacional de Arte Cerâmica. O evento, aberto no último dia 5 de novembro, é realizado na Casa da Cultura com o tema Identidade e Resistência: a Cerâmica como Expressão Cultural. A visitação é gratuita, com classificação livre.
A mostra conta com 39 obras de ceramistas de todo o Brasil e valoriza tradições ceramistas indígenas, afro-brasileiras e regionais. As obras selecionadas ficarão em exposição e haverá premiação para três destaques, além de certificado de participação.
VEJA AQUI as obras artísticas em cerâmica selecionadas para a edição de 2025.
Um pouco de história
Hoje capital da louça e industrializada, Campo Largo surgiu com os tropeiros, no século XIX, no ciclo do ouro. O município foi criado e teve então seu território desmembrado de Curitiba, sendo oficialmente instalado em 1871. A cidade recebeu muitos imigrantes, especialmente italianos.
O nome remete à geografia, com os largos horizontes que podem ser observados na região.
Turismo como prioridade
A agenda cultural dos municípios metropolitanos é importante no incentivo ao turismo, pois atrai visitantes e movimenta a economia, conforme explica o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura.
“Eventos como feiras, mostras ou festas típicas contribuem não só para o desenvolvimento da cidade que os sedia mas também com todo o anel metropolitano, além de disseminar as tradições locais. O turismo é justamente uma das nossas prioridades e temos desenvolvido projetos e produtos em todos os municípios”, pontua Bonagura.
Criada em 2021, a Secretaria da RMC articula o desenvolvimento integrado metropolitano e organiza o debate dos desafios comuns e de boas práticas, além de apresentar projetos e ações replicáveis entre as diversas cidades. A RMC reúne 29 municípios e concentra uma população superior a 3,7 milhões de pessoas.
Serviço
2º Salão Nacional de Arte Cerâmica de Campo Largo
Data: 05/11 a 12/12
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Aos sábados, das 9h às 17h
Local: Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi (Rua do Centenário, 2011, Centro)