Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Luzes e cores

Rua da Cidadania do Boqueirão recebe reforço na iluminação cênica

A Rua da Cidadania do Boqueirão está recebendo um sistema especial de iluminação que realça sua arquitetura. Curitiba, 28/10/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A emblemática edificação da Rua da Cidadania do Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, vai ficar ainda mais vistosa.

A Prefeitura está instalando um sistema de iluminação que valoriza a arquitetura da edificação, além de servir para comunicação de campanhas temáticas e também destacar as atividades culturais para a população, que frequentemente são apresentadas no espaço.

Troca de cores

De acordo com o arquiteto e urbanista, Thales H. Sinhorini, do Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a intervenção é a continuidade do projeto de iluminação que foi implantado no local nos últimos anos.

“O prédio já contava com a instalação de luminárias RGB na nave, sistema de iluminação que permite troca de cor para comunicação de campanhas de conscientização. E nesta segunda etapa, estamos instalando complementos que ajudam a valorizar a edificação para além do interior colorido”, explicou Thales. 

Ao todo as equipes coordenadas pela Smop vão instalar 18 equipamentos em tecnologia LED e temperatura de cor quente.

Tratam-se de perfis lineares embutidos no piso para valorizar o painel pintado nos acessos à Rua da Cidadania, além de projetores de piso para valorizar os arcos que cortam a rua e avançam para os estacionamentos da praça.

“Os equipamentos de piso permitem efeito de uplight, ou seja, projeção da luz de baixo para cima”, adiantou Thales.

Polo de serviços e ponto de encontro

Coordenada pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), a Rua da Cidadania do Boqueirão é considerada um importante ponto de encontro social e convergência dos moradores da região. Fica acima do Terminal do Boqueirão e ao lado do Santuário Nossa Senhora do Carmo - o que gera, naturalmente, a circulação de usuários do transporte público e também de centenas de fiéis.

Por ela passam, todos os meses, cerca de 30 mil pessoas à procura de serviços, atendimento burocrático, conselhos e orientações fiscais, coordenados por 18 órgãos públicos do Município e também do Estado.