O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, referência nacional em atendimento à população idosa, recebeu uma nova iluminação cênica que realça a beleza e a imponência da edificação de 9,5 mil metros quadrados. Primeiro hospital do Brasil criado especialmente para atender idosos, o Zilda Arns é símbolo de humanização e segurança no cuidado com o paciente.
O novo projeto luminotécnico utiliza 51 equipamentos de tecnologia LED, com refletores embutidos no piso e projetores direcionáveis, que criam diferentes efeitos para valorizar as formas e volumes da construção em estilo pós-moderno, inaugurada em 2012.
Pensada para unir funcionalidade e sensibilidade, a iluminação cênica é moderna, sustentável, destaca o formato do prédio e cria uma atmosfera mais acolhedora, sem interferir no conforto de quem está em tratamento.
“A ideia foi valorizar a arquitetura e, ao mesmo tempo, proporcionar uma sensação de bem-estar aos pacientes, familiares e profissionais que circulam pelo hospital”, explica o arquiteto e urbanista Thales Sinhorini, do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Nos seus 13 anos de funcionamento, o Hospital do Idoso já realizou 60 mil internamentos e o programa Saúde em Casa contabiliza 97 mil atendimentos.
Os trabalhos foram executados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba, empresa responsável pela concessão administrativa da iluminação pública da cidade, com acompanhamento e fiscalização da Smop.Os trabalhos foram concluídos há pouco mais de uma semana.
PRO Curitiba
A modernização da iluminação integra o Programa de Recuperação de Curitiba (PRO Curitiba), o maior pacote de obras da história da cidade, que reúne mais de R$ 6 bilhões em investimentos em infraestrutura, pavimentação, drenagem e mobilidade urbana.
O Hospital do Idoso Zilda Arns fica na Rua Lothário Boutin, 90, no bairro Pinheirinho.