Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Patrulha Maria da Penha – Telefone 153

As atividades da Patrulha Maria da Penha são para proteger, monitorar e acompanhar mulheres que receberam da Justiça Medidas Protetivas de Urgência estabelecidas na Lei Maria da Penha.

Em seus horários de atendimento, de segunda a sexta-feira, durante o dia, também realiza visitas periódicas a residências. O objetivo é prevenir e reduzir a violência contra a mulher em Curitiba,  em atenção integrada com outros órgãos que trabalham com esta população.

Este serviço da Guarda Municipal é resultante de parceria entre a Prefeitura Municipal (Secretaria de Defesa Social e Trânsito) e o Tribunal de Justiça do Paraná (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar).

 Atenção! Caso você seja vítima ou testemunha de qualquer descumprimento das medidas protetivas, acione a Central de Emergência da Guarda Municipal pelo telefone 153.

É possível também recorrer à unidade da Patrulha que funciona no espaço da Casa da Mulher Brasileira:

Telefones: (41) 3221-2760 – (41) 3221-2764
E-mail: patrulhamariadapenha@curitiba.pr.gov.br

Por região

Em viaturas padronizadas, as equipes da Patrulha Maria da Penha prestam atendimento regionalizado, em diferentes bairros. Seu dia a dia é orientado por informações recebidas do Juizado de Violência Doméstica e Familiar, para que avaliem quais as prioridades do atendimento – a começar pelas mulheres mais vulneráveis.

A Lei Federal nº 11.340/2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, combate a violência doméstica e familiar e trata com rigor os agressores, sendo consideradas como crime não só a violência física, mas também a psicológica, sexual, patrimonial ou moral.  

Além de figurar no Código Penal, a violência doméstica passou a ser crime contra os direitos humanos.

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.