Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Guarda Municipal - Central de Emergência: 153

O que é?
A Central de Emergência da Guarda Municipal utiliza o número 153, que funciona 24 horas, e em feriados. Outra alternativa é o envio das demandas pela Central de Atendimento 156  (via chat online) ou pelo fone 156.

Quais os requisitos para solicitar a Guarda Municipal?
Não se aplica.

Onde encontrar a Guarda Municipal?
Saiba onde encontrar a Guarda Municipal, baseados no  Decreto Municipal n.º 1179/12 e na Lei Federal n.º 13.022/14.

  • Área central – Nas principais praças e no Setor Histórico. 
  • Nas Regionais -  Policiamento de Proximidade Ostensiva nas 10 Administrações Regionais de Curitiba. 
  • Escolas – A proteção das escolas municipais é feita por equipe e viatura. 
  • Patrulha - A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal tem como base a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba.
  • Trânsito – O trânsito próximo a logradouros público municipais é fiscalizado pela Guarda. Conforme Lei Federal n.º 9.503/97.                                           
  • Defesa Civil – Para as emergências, como alagamentos e destelhamentos de imóveis públicos ou privados, o cidadão pode recorrer ao telefone 199. 

Centro de Operações da Defesa Social - CODS

Quais os prazos para atendimento?
Não se aplica

São cobradas taxas por essa consulta?
Não se aplica

Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Não se aplica

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.