Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Guarda Municipal - Central de Emergência: 153

A Guarda Municipal presta atendimento descentralizado aos 75 bairros de Curitiba, com Núcleos Regionais da Defesa Social instalados nas 10 Administrações Regionais da cidade. Realiza o patrulhamento preventivo e ostensivos dos prédios, logradouros e equipamentos da Prefeitura, por meio de efetivo fixo e rondas motorizadas.    

Atua na proteção da população, especialmente de forma preventiva, para evitar sinistros ou ilícitos penais; na fiscalização do cumprimento das leis e em situações de calamidade pública.

A Central de Emergência da Guarda Municipal utiliza o número 153, que funciona de forma ininterrupta, 24 horas, mesmo em feriados. Outra alternativa é o envio das demandas pela Central de Atendimento 156 (via chat online, e-mail) ou pelo fone 156.

Ações conjuntas
Os guardas cuidam diretamente da segurança das escolas municipais, creches, postos de saúde, praças, bosques, parques, armazéns da família e dos demais equipamentos públicos de Curitiba. Combatem a pichação, atos de vandalismo contra o patrimônio público e outras situações de flagrante delito.

Realizam Ações Integradas de Segurança Pública com as polícias federal, civil e militar e outras com diferentes órgãos públicos; ações de fiscalização urbana; de proteção ao transporte coletivo; de orientação e fiscalização do trânsito, de prevenção e combate a ocupações irregulares.  

Além do efetivo convencional, a Guarda conta com grupamentos especiais que realizam atividades específicas, sendo Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo Tático de Motos (GTM), Patrulha Maria da Penha (PMP), Policiamento de Proximidade Operacional (PPO) e Grupo Pronto Emprego Operacional (GPEO).

Mais detalhes sobre o trabalho da Guarda Municipal nos serviços abaixo, baseados no Decreto Municipal 1179/12 e na Lei Federal 13.022/14

Área central – Nas principais praças e no Setor Histórico estão lotados efetivo e veículos do Grupo de Pronto Emprego Operacional, em período integral, usando como Posto Base o Módulo da Guarda da Praça Osório.

Nas Regionais -  Desde janeiro de 2019 funciona o Policiamento de Proximidade Ostensiva nas 10 Administrações Regionais de Curitiba. Cada equipe conta com uma caminhonete, um módulo móvel e duas motocicletas.

Escolas – A proteção de todas as escolas municipais é feita por equipe e viatura exclusiva e ininterruptamente. Nos casos de extrema necessidade podem ser solicitadas rondas direcionadas. Quando não há atividades na rede de ensino, as rondas e as chamadas saturações preventivas periódicas servem para minimizar a ocorrência de invasões, arrombamentos, vandalismos e furtos; ações de apoio à empresa contratada, que realiza a segurança e sistemas de monitoração e alarme.

Casa da Mulher - A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal tem como base a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, que acolhe e também encaminha a outras instituições (como Ministério Público) mulheres vítimas de violência doméstica. A força-tarefa acompanha a observância e especialmente a violação de medida protetiva restritiva, imposta ao agressor pela Justiça.

Trânsito – O trânsito próximo a escolas e qualquer outro logradouro público municipal, em especial, é fiscalizado pela Guarda. Todas as Regionais e inclusive os Grupos Especiais contam com servidores treinados e credenciados para esta tarefa. Conforme Lei Federal nº 9.503/97.                                                   

Defesa Civil – Para as emergências, como alagamentos e destelhamentos de imóveis públicos ou privados, o cidadão pode recorrer ao telefone 199. Conheça mais sobre este sistema no link https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/defesa-civil-disque-199-ou-153/679

Centro de Operações da Defesa Social - CODS

Atendimento
Além dos telefones de emergência, os cidadãos contam com serviço de protocolo presencial para encaminhar suas solicitações pertinentes às atividades da Guarda Municipal, nos seguintes endereços, além dos Módulos (abaixo):  

Telefone: 153

Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.