Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Cosedi - Fiscalização Segurança de Edificações

Os curitibanos podem denunciar a existência de trincas, fissuras e rachaduras em obras, edificações e imóveis ou se o seu uso representar perigo para a população ou meio ambiente. Ao tomar conhecimento destas informações, engenheiros e arquitetos do Município são acionados para fiscalizar e verificar se representam risco estrutural iminente. Os profissionais fazem parte da Cosedi – Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis, órgão de fiscalização subordinado diretamente ao gabinete do prefeito e vinculado à estrutura da Defesa Social.

Além de atender diretamente os cidadãos, a Coordenadoria presta orientação e assessoria técnica para outras áreas municipais - Defesa Civil e FAS (Fundação de Ação Social) – e também Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). As suas demandas geralmente estão relacionadas à possibilidade de desabamento de imóveis e/ou onde exista falta de segurança devido ao estado da edificação – abandono, falta de condições de habitabilidade ou inexistência de manutenção.

Atenção: Os engenheiros e arquitetos da Coordenadoria têm experiência e atribuição legal para conduzir as vistorias/fiscalização em relação a segurança das edificações e imóveis.

Atendimento

O curitibano pode denunciar também outras situações, como risco de deslizamento de encostas; falta de manutenção em instalações elétricas, para-raios e elevadores; risco de queda de antenas de telecomunicações etc.

Do computador, notebook ou celular, basta acessar Central de Atendimento 156 (por chat online). Disponível também o telefone 156.  O interessado precisa fornecer dados de sua identificação pessoal e o endereço da obra, edificação ou imóvel em questão.

Outra alternativa é o atendimento presencial, na sede da Cosedi – Avenida Senador Souza Naves, 312 - Alto da Rua XV, 5º andar. 

Telefone: (41)3350-3694

Horários de atendimento: 14h às 17h, de segunda a sexta-feira

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito