Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Muralha Digital - Tecnologia Aliada à Segurança

Com o programa Muralha Digital, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza aos cidadãos diversos recursos de tecnologia e inovação como aliados da segurança pública, e que permitem intervenção em tempo real e mais rápida, na prevenção e combate à criminalidade. A Defesa Civil usa imagens para prestar socorro mais rápido à população, em casos como alagamento.  

Fones de emergência que o programa atende: 153 - Guarda Municipal de Curitiba / 199 - Defesa Civil de Curitiba

Outros números de emergências: 190 - Polícia Militar do Paraná / 156 - Central de Atendimento da Prefeitura (ou por chat online em seu site) 

 Coordenação: Defesa Social e TI

O sistema da Muralha Digital (que integra câmeras, videomonitoramento e outras ferramentas tecnológicas) é coordenado pelas Secretarias de Defesa Social e Trânsito – SMDT e de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação – SMAP.

Guardas Municipais: 24h por dia

As imagens capturadas pelo sistema de segurança são monitoradas por guardas municipais, a partir do Centro de Operações e Controle, 24 horas por dia. Equipes podem responder às ocorrências de forma mais ágil e eficiente, despachando viaturas para o local do chamado. 

1,9 mil câmeras, pontos estratégicos

O programa conta com 1,9 mil câmeras, instaladas em pontos estratégicos de toda Curitiba, como ruas movimentados do Centro e dos bairros; terminais e estações-tubo; unidades escolares, Ruas da Cidadania, outros prédios e equipamentos públicos; parques e praças municipais.

Monitoramento térmico: cemitérios

As câmeras instaladas na Rodoviária fazem o reconhecimento facial de procurados pela Justiça e pela Polícia. E, em cemitérios municipais, sistemas de monitoramento térmico detectem movimentos, mesmo em lugares com total escuridão ou em meio à chuva e à neblina.

‘Cerco de segurança’ à cidade

A Muralha Digital é tratada como ‘cerco de segurança’ à cidade, já que inclui também o monitoramento de suas entradas e saídas, o que permite a identificação de veículos irregulares ou com alerta de furto ou roubo. 

Câmaras corporais e veiculares

Deste conjunto de ferramentas tecnológicas, a serviço da segurança, constam as câmeras corporais (body cam), nos uniformes da Guarda Municipal, e outras em veículos usados para atender abordagens/ocorrências. Com imagem e áudio, a Central registra o atendimento dos guardas em tempo real.

Botão do pânico: mulheres e escolas

O programa inclui a utilização de outros dispositivos, como os botões do pânico, acionados por mulheres vítimas de violência doméstica, com medidas protetivas da Justiça, atendidas pela Patrulha Maria da Penha; ou por escolas municipais, atendidas também pela Guarda Municipal.

Defesa Civil: uso em emergências

Os registros das câmeras são importantes para a Defesa Civil, em situações de emergência, como nos casos de alagamentos ou ventanias. A partir das imagens acompanha as situações dos locais monitorados e concentra esforços para tornar mais ágeis e eficientes as operações de assistência ou socorro.

Uma área somente para trânsito

Uma área do COC tem a função exclusiva de monitorar o trânsito. Esse serviço é realizado por equipe da Setran - Superintendência de Trânsito. Há atenção às câmaras dos radares e, em especial, ao funcionamento regular dos semáforos e às interrupções do trânsito, motivadas por acidentes, por exemplo. Isso torna as providências para atender estes casos mais imediatas.   

Imagens protegidas pela LGPD

Todas as imagens coletadas pelos sistemas da Muralha Digital são protegidas e seguem as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, de 14 de agosto de 2018.

 

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito