Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras e Urbanismo

Limpeza de Bueiro e de Tubulação

O cidadão que solicitar a desobstrução de bueiro, sarjeta, tubulação, e de caixas de captação (as chamadas “bocas de lobo”), nas vias públicas, conta com atendimento da Secretaria do Governo Municipal - SGM, depois da análise de cada caso. 

Sobre a limpeza de bueiros, em algumas situações pode ser necessário o uso de caminhões hidrojato (com jatos de alta pressão), sempre em horário comercial. 

Limpeza de galerias águas pluviais

 No caso da limpeza da tubulação/ galeria de águas pluviais, quando for verificado que a caixa de captação não está escoando a água, durante chuvas intensas, o indicado é aguardar a chuva passar, para saber se está ou não obstruída. Isso porque o escoamento pode voltar ao normal, sem maiores problemas.

Escoamento das águas represado 

É que, na maioria das vezes, o alagamento é provocado pelo aumento do nível do córrego ou do rio próximo, que represa temporariamente o escoamento das águas. Se o represamento continuar ocorrendo, será necessário solicitar o serviço.

A limpeza da sarjeta, espaço existente entre o meio-fio e o pavimento, também é para proporcionar o escoamento eficiente das águas pluviais.

Valetas: somente em emergências 

Quanto às valetas (canais feitos para escoamento por máquinas ou manualmente), o Município somente pode realizar a limpeza em situações emergenciais de alagamento, para garantir o escoamento das águas das chuvas. É o que prevê o Código Florestal Brasileiro - Lei Federal n.º 12.651/12

Chat online, telefone e aplicativo

Os pedidos para manutenção e limpeza destes sistemas devem ser apresentados exclusivamente via Central de Atendimento 156 (por chat), pelo telefone 156, e também pelo app Curitiba 156, disponibilizado nas versões Android (loja Google Play) e Iphones (loja App Store). 

O recomendável é que seja indicado o endereço o mais completo possível do local, como o nome das ruas transversais.

Acompanhe o trâmite do processo

Os interessados podem acompanhar todos os trâmites dos processos pela internet, fornecendo o número do seu protocolo. A conclusão do serviço será informada pela equipe da Central 156.

Presencialmente, nos Núcleos

Em se tratando de solicitações relacionadas à limpeza de bueiro e tubulação, o atendimento dos interessados também pode ser feito presencialmente, nas 10 Administrações Regionais. Escolha a mais próxima de sua residência, na lista abaixo. 

Esgoto doméstico: orientações

>> Não faça a ligação dos dejetos do esgoto doméstico à rede de galerias de água das chuvas. Isso provoca o mau cheiro que sai de alguns bueiros e também reclamações de transeuntes ou vizinhos. 

>> Para realizar a obra, busque orientação da Sanepar (responsável pela coleta e tratamento do esgoto) ou execute uma fossa séptica em seu imóvel.

>> As reclamações recebidas pela Prefeitura são encaminhadas à Secretaria do Meio Ambiente - SMMA e à Sanepar, para identificar os pontos de ligações irregulares, dar prazo para solução e até aplicar multa.

>> Mais informações na página Perguntas Frequentes sobre Esgoto, com orientações da SMMA.

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.