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Obras e Urbanismo

Iluminação Pública – Manutenção de Lâmpadas

O cidadão pode informar e pedir providências caso constate nas vias, praças ou parques públicos que lâmpadas permanecem acesas durante o dia, estão queimadas ou com a luz oscilando (piscando). Os serviços são executados por equipes terceirizadas contratadas pelo Departamento de Iluminação Pública, da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Os interessados têm duas formas de acesso para encaminharem suas solicitações: via o aplicativo Curitiba 156 ou pela Central de Atendimento 156  - chat online, e-mail; e telefone 156.

Atendimento

Do smartphone, a navegação pelo aplicativo Curitiba 156, disponibilizado pela Prefeitura, é simples e rápida. Ao clicar no ícone Iluminação Pública, o usuário visualiza um mapa que, pelo sistema de georreferenciamento, indica sua localização e a de todos os postes (exibidos como pequenas lâmpadas) nos 500 metros à sua volta.

Basta o interessado escolher o poste/lâmpada que precisa de manutenção e esta informação será automaticamente transmitida ao Departamento de Iluminação Pública. Quando se tratar de mais de uma luminária, o registro deve ser feito um a um.

Como os serviços de manutenção podem ser realizados durante o dia, pelos canais online da Central de Atendimento 156 e pelo telefone 156, o cidadão deverá informar o nome da rua e o número da residência em frente da qual a lâmpada está com problema. Quando não houver numeração definida ou mesmo próxima, informar os nomes das ruas transversais ou outro ponto de referência que julgue necessário, como comércio nas vizinhanças.

É importante conferir e informar o número da plaqueta fixada no braço da luminária, o que pode ser feito à luz do sol ou com auxílio de uma lanterna, à noite.

Atenção! A Prefeitura não executa os serviços de manutenção de luminárias em condomínios fechados, por não serem áreas de domínio público municipal.

Telefone: 156

Secretaria Municipal de Obras Públicas