Prefeitura
Aplicativo Curitiba 156
É o aplicativo da Central de Atendimento ao Cidadão, um canal com diversas tecnologias, gerenciado pela Secretaria do Governo Municipal. A plataforma torna mais ágil a interação do cidadão com o departamento da Prefeitura mais próximo, possibilita avaliar alguns dos serviços solicitados à Central 156, e principalmente realizar a busca de informações e registros de protocolos.
A plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android, na loja Google Play, e Iphones, na loja App Store.
Exemplos de registros
É possível registrar solicitações de fiscalização de trânsito, de coleta de resíduos, poda de árvore, abordagem social de rua; ou reparos em calçadas, troca de lâmpadas queimadas nas vias públicas, entre outras, com poucos cliques.
Tudo online, com acesso direto às Secretarias e órgãos da Prefeitura, responsáveis pelos serviços pretendidos.
Georreferenciamento
Para o atendimento ao transporte coletivo, pelo aplicativo é possível consultar itinerários e localização de linhas em tempo real e há também o emprego do georreferenciamento para a busca dos pontos de ônibus com informações de linhas que passam no local.
Outra funcionalidade de grande utilidade é a consulta de saldo do cartão transporte e compra de créditos com aplicativos conveniados.
Busca equipamentos
O Curitiba 156 possui busca de equipamentos da Prefeitura (como postos de saúde, escolas, Administrações Regionais, Secretarias), que também são georreferenciados.
Reconhece imagens
Faz ainda o reconhecimento de imagem. O sistema do aplicativo recebe e analisa foto enviada pelo cidadão, reconhece o tema, sugerindo um serviço. Para facilitar a escolha, junto à imagem aparece o percentual de conformidade. A partir daí, o usuário seleciona a categoria e encaminha a solicitação.
Em subcategorias
Os serviços cadastrados estão divididos em subcategorias para facilitar a escolha de interesse do usuário, e a inclusão de fotos é para tornar a triagem das solicitações mais ágeis nos setores para onde são encaminhadas.
Serviços disponibilizados
Depois de baixar o app, se o usuário já tiver login e senha no portal da Central de Atendimento ao Cidadão, é só usar estes mesmos dados para ativar o Curitiba 156.
Para o usuário estão disponibilizados os seguintes serviços:
Acessibilidade
- Implantação ou manutenção de elevador em estação tubo e terminal do transporte coletivo
- Construção ou manutenção de rampa (em esquina ou no meio da quadra)
- Inclusão de ônibus adaptado para pessoa com deficiência em determinada linha
- Criação de vaga para idoso (maior de 60 anos) e pessoa com deficiência, com sinalização reservando área exclusiva de estacionamento
Árvore
- Poda de manutenção (galhos comprometidos)
- Avaliação para corte em via pública
- Fiscalização quanto a corte, poda irregular ou maus tratos
- Atendimento Emergencial - com bloqueio de passagem (Árvore caída em via pública)
- Atendimento Emergencial - sem bloqueio de passagem (Árvore caída em via pública)
Bueiro
- Manutenção de erosão em galeria de águas pluviais (buracos em passeios, ciclovias e vias públicas ocasionadas por rompimento da galeria
- Limpeza e desobstrução das manilhas das galerias de águas pluviais
- Limpeza e desobstrução de bueiros
- Reposição e recuperação de tampas, ralos e grelhas de bueiros
Calçadas
- Fiscalização de construção e reconstrução de calçadas
- Fiscalização de obstrução da passagem
Coleta
- Recolhimento de resíduos vegetais de jardim (no máximo 10 carrinhos de mão), de entulhos diversos (pequenas quantidades) e de caliças (até 5 carrinhos de mão)
Dengue
- Inspeção em imóveis ocupados
Disque Solidariedade
- Facilidade na doação de eletrodomésticos e móveis, como orientações nas doações de vestuário.
Fiscalização de Obra Particular
- No caso de obra particular, para saber se o denunciado tem o alvará de construção ou de demolição
Iluminação Pública
-
Localização, no mapa, do exato poste com problemas como lâmpada acesa durante o dia, oscilando (piscando), quebrada ou queimada.
Lombada Física
- Implantação ou manutenção de lombada física
Pavimentação
- Implantação de asfalto
- Manutenção de revestimento (asfalto, saibro, paralelepípedo)
- Revitalização (recuperação total do revestimento asfáltico, recape e reconstrução)
Proteção ao Patrimônio
- Denúncias de pichações
- Denúncias de invasões em equipamentos municipais (creches, escolas, postos de saúde, cemitérios etc.)
- Violação de alarme em equipamentos municipais (creches, escolas, postos de saúde, cemitérios etc.)
Situação de Rua - Adulto/Idoso
- Pessoa dormindo
- Pessoa perdida
- Pessoa em desabrigo
Atenção! Se a pessoa estiver inconsciente ou ferida, o SAMU (telefone 192) deve ser acionado.
Semáforo
- Lâmpada apagada ou em alerta (amarelo piscando)
- Manutenção no botão, na caixa de fiação, coluna e porta-focos
Terreno Baldio
- Para a Prefeitura notificar o proprietário de terreno baldio ou edificado para providenciar a devida limpeza
Trânsito
- Veículo (inteiro ou carcaça) abandonado na rua há mais de 30 dias
- Fiscalização de estacionamento irregular
- Fiscalização de bloqueio de pista (por cones, cavaletes) em eventos particulares
Violência contra Criança e Adolescente
- Abandono
- Abuso sexual
- Aliciação por adultos para venda de drogas
- Cárcere Privado
- Desacompanhada dos pais/responsáveis
- Em desabrigo ou dormindo na rua
- Esmolando
- Exploração do trabalho infantil
- Exploração sexual
- Falta de cuidados básicos
- Maus tratos físicos
- Maus tratos psicológicos
- Pais/responsáveis fazendo uso de drogas
- Sofrendo discriminação
- Uso de drogas na companhia de adultos
- Uso de drogas sozinhos
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