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Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prefeitura

Aplicativo Curitiba 156

Para registro de protocolos e respostas mais rápidas a solicitações de informações e à prestação de dezenas de serviços pela Prefeitura, o usuário conta com o Curitiba 156. É o aplicativo para smartphones e tablets da Central de Atendimento ao Cidadão, gerenciado pela Secretaria do Governo Municipal.  

É possível registrar solicitações de fiscalização de trânsito, de coleta de resíduos, poda de árvore, abordagem social de rua; ou reparos em calçadas, troca de lâmpadas queimadas nas vias públicas, entre outras, com poucos cliques.

Para o atendimento ao transporte coletivo, pelo aplicativo é possível consultar itinerários e localização de linhas em tempo real e há também o emprego do georreferenciamento para a busca dos pontos de ônibus com informações de linhas que passam no local. Outra funcionalidade de grande utilidade é a consulta de saldo do cartão transporte e compra de créditos com aplicativos conveniados.

O Curitiba 156 possui busca de equipamentos da Prefeitura (como postos de saúde, escolas, Administrações Regionais, Secretarias), que também são georreferenciados.  

Os serviços cadastrados estão divididos em subcategorias para facilitar a escolha de interesse do usuário, com a possibilidade da inclusão de fotos para tornar a triagem das solicitações mais ágeis nos setores para onde são encaminhadas.

Como acessar

A plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e Iphones na loja App Store

Depois de baixar o app, se o usuário já tiver login e senha no portal da Central de Atendimento ao Cidadão, é só usar estes mesmos dados para ativar o Curitiba 156. 

Ao cadastrar a identificação o usuário pode incluir uma foto em seu perfil e a leitura digital por biometria, se o celular tiver esta funcionalidade. Será possível também fazer login pelo Facebook.

Na primeira tela do aplicativo estão as perguntas que orientam a navegação do usuário: Qual serviço da Prefeitura você precisa? Precisa abrir uma solicitação agora? Quer doar um móvel ou roupa? Também são encontrados ícones dos serviços ofertados, que estão subdivididos para tornar mais objetiva a escolha do usuário:

Academia ao Ar Livre

  • Manutenção dos equipamentos das Academias de Ginástica de ginástica, disponibilizados pela Prefeitura em áreas públicas

Acessibilidade

  • Implantação ou manutenção de elevador em estação tubo e terminal do transporte coletivo
  • Construção ou manutenção de rampa (em esquina ou no meio da quadra)
  • Inclusão de ônibus adaptado para pessoa com deficiência em determinada linha
  • Criação de vaga para idoso (maior de 60 anos) e pessoa com deficiência, com sinalização reservando área exclusiva de estacionamento

Árvore

  • Poda de manutenção (galhos comprometidos)
  • Avaliação para corte em via pública
  • Fiscalização quanto a corte, poda irregular ou maus tratos
  • Atendimento Emergencial - com bloqueio de passagem (Árvore caída em via pública)
  • Atendimento Emergencial - sem bloqueio de passagem (Árvore caída em via pública)

 Calçadas

  • Fiscalização de construção e reconstrução de calçadas
  • Fiscalização de obstrução da passagem

Coleta

  • Recolhimento de resíduos vegetais de jardim (no máximo 10 carrinhos de mão), de entulhos diversos (pequenas quantidades) e de caliças (até 5 carrinhos de mão) 

Coronavírus

  • Aglomerações em locais públicos
  • Aglomerações em residências
  • Fiscalização - Comércios e templos religiosos - Diurno
  • Fiscalização - Comércios e templos religiosos - Noturno
  • Fiscalização - Medidas obrigatórias (Comércios)

Dengue

  • Inspeção em imóveis ocupados

Fiscalização de Obra Particular

  • No caso de obra particular, para saber se o denunciado tem o alvará de construção ou de demolição

Iluminação Pública

  • Problemas como lâmpada acesa durante o dia, oscilando (piscando), quebrada ou queimada

Lombada Física

  • Implantação ou manutenção de lombada física

Pavimentação

  • Implantação de asfalto
  • Manutenção de revestimento (asfalto, saibro, paralelepípedo)
  • Revitalização (recuperação total do revestimento asfáltico, recape e reconstrução)

Pessoa em Situação de Rua 

  • Casos de crianças, adolescentes, adultos ou famílias em desabrigo, morando na rua
  • Pessoa dormindo ou caída em via pública
  • Pessoa perdida ou desorientada
  • Atenção! Se a pessoa estiver inconsciente, o SAMU (telefone 192) deve ser acionado.   

Proteção ao Patrimônio

  • Denúncias de pichações
  • Denúncias de invasões em equipamentos municipais (creches, escolas, postos de saúde, cemitérios, etc.)
  • Violação de alarme em equipamentos municipais (creches, escolas, postos de saúde, cemitérios, etc.)
  • Semáforos (de veículos e de pedestres)
  • Lâmpada apagada ou em alerta (amarelo piscando)
  • Manutenção no botão, na caixa de fiação, coluna e porta-focos

Terreno Baldio

  • Para a Prefeitura notificar o proprietário de terreno baldio ou edificado para providenciar a devida limpeza 

Trânsito

  • Veículo (inteiro ou carcaça) abandonado na rua há mais de 30 dias
  • Fiscalização de estacionamento irregular
  • Fiscalização de bloqueio de pista (por cones, cavaletes) em eventos particulares

Secretaria do Governo Municipal