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Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prefeitura

Aplicativo Curitiba 156

É o aplicativo da Central de Atendimento ao Cidadão, um canal com diversas tecnologias, gerenciado pela Secretaria do Governo Municipal. A plataforma torna mais ágil a interação do cidadão com o departamento da Prefeitura mais próximo, possibilita avaliar alguns dos serviços solicitados à Central 156, e principalmente realizar a busca de informações e registros de protocolos.

A plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android, na loja Google Play, e Iphones, na loja App Store

Exemplos de registros

É possível registrar solicitações de fiscalização de trânsito, de coleta de resíduos, poda de árvore, abordagem social de rua; ou reparos em calçadas, troca de lâmpadas queimadas nas vias públicas, entre outras, com poucos cliques. 

Tudo online, com acesso direto às Secretarias e órgãos da Prefeitura, responsáveis pelos serviços pretendidos.

Georreferenciamento

Para o atendimento ao transporte coletivo, pelo aplicativo é possível consultar itinerários e localização de linhas em tempo real e há também o emprego do georreferenciamento para a busca dos pontos de ônibus com informações de linhas que passam no local.

Outra funcionalidade de grande utilidade é a consulta de saldo do cartão transporte e compra de créditos com aplicativos conveniados.

Busca equipamentos

O Curitiba 156 possui busca de equipamentos da Prefeitura (como postos de saúde, escolas, Administrações Regionais, Secretarias), que também são georreferenciados.  

Reconhece imagens

Faz ainda o reconhecimento de imagem. O sistema do aplicativo recebe e analisa foto enviada pelo cidadão, reconhece o tema, sugerindo um serviço. Para facilitar a escolha, junto à imagem aparece o percentual de conformidade. A partir daí, o usuário seleciona a categoria e encaminha a solicitação. 

Em subcategorias

Os serviços cadastrados estão divididos em subcategorias para facilitar a escolha de interesse do usuário, e a inclusão de fotos é para tornar a triagem das solicitações mais ágeis nos setores para onde são encaminhadas. 

Serviços disponibilizados

Depois de baixar o app, se o usuário já tiver login e senha no portal da Central de Atendimento ao Cidadão, é só usar estes mesmos dados para ativar o Curitiba 156. 

Para o usuário estão disponibilizados os seguintes serviços:

Acessibilidade

  • Implantação ou manutenção de elevador em estação tubo e terminal do transporte coletivo
  • Construção ou manutenção de rampa (em esquina ou no meio da quadra)
  • Inclusão de ônibus adaptado para pessoa com deficiência em determinada linha
  • Criação de vaga para idoso (maior de 60 anos) e pessoa com deficiência, com sinalização reservando área exclusiva de estacionamento

Árvore

  • Poda de manutenção (galhos comprometidos)
  • Avaliação para corte em via pública
  • Fiscalização quanto a corte, poda irregular ou maus tratos
  • Atendimento Emergencial - com bloqueio de passagem (Árvore caída em via pública)
  • Atendimento Emergencial - sem bloqueio de passagem (Árvore caída em via pública)

Bueiro 

  • Manutenção de erosão em galeria de águas pluviais (buracos em passeios, ciclovias e vias públicas ocasionadas por rompimento da galeria 
  • Limpeza e desobstrução das manilhas das galerias de águas pluviais 
  • Limpeza e desobstrução de bueiros 
  • Reposição e recuperação de tampas, ralos e grelhas de bueiros 

 Calçadas

  • Fiscalização de construção e reconstrução de calçadas
  • Fiscalização de obstrução da passagem

Coleta

  • Recolhimento de resíduos vegetais de jardim (no máximo 10 carrinhos de mão), de entulhos diversos (pequenas quantidades) e de caliças (até 5 carrinhos de mão) 

Dengue

  • Inspeção em imóveis ocupados

Disque Solidariedade 

  • Facilidade na doação de eletrodomésticos e móveis, como orientações nas doações de vestuário. 

Fiscalização de Obra Particular

  • No caso de obra particular, para saber se o denunciado tem o alvará de construção ou de demolição

Iluminação Pública

  • Localização, no mapa, do exato poste com problemas como lâmpada acesa durante o dia, oscilando (piscando), quebrada ou queimada. 

Lombada Física

  • Implantação ou manutenção de lombada física

Pavimentação

  • Implantação de asfalto
  • Manutenção de revestimento (asfalto, saibro, paralelepípedo)
  • Revitalização (recuperação total do revestimento asfáltico, recape e reconstrução)

Proteção ao Patrimônio

  • Denúncias de pichações
  • Denúncias de invasões em equipamentos municipais (creches, escolas, postos de saúde, cemitérios etc.)
  • Violação de alarme em equipamentos municipais (creches, escolas, postos de saúde, cemitérios etc.)

Situação de Rua - Adulto/Idoso

  • Pessoa dormindo
  • Pessoa perdida
  • Pessoa em desabrigo 

Atenção! Se a pessoa estiver inconsciente ou ferida, o SAMU (telefone 192) deve ser acionado.  

Semáforo 

  • Lâmpada apagada ou em alerta (amarelo piscando) 
  • Manutenção no botão, na caixa de fiação, coluna e porta-focos 

Terreno Baldio

  • Para a Prefeitura notificar o proprietário de terreno baldio ou edificado para providenciar a devida limpeza 

Trânsito

  • Veículo (inteiro ou carcaça) abandonado na rua há mais de 30 dias
  • Fiscalização de estacionamento irregular
  • Fiscalização de bloqueio de pista (por cones, cavaletes) em eventos particulares

Violência contra Criança e Adolescente

  • Abandono
  • Abuso sexual
  • Aliciação por adultos para venda de drogas
  • Cárcere Privado
  • Desacompanhada dos pais/responsáveis
  • Em desabrigo ou dormindo na rua
  • Esmolando
  • Exploração do trabalho infantil
  • Exploração sexual
  • Falta de cuidados básicos
  • Maus tratos físicos
  • Maus tratos psicológicos
  • Pais/responsáveis fazendo uso de drogas
  • Sofrendo discriminação
  • Uso de drogas na companhia de adultos
  • Uso de drogas sozinhos

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