Segurança
Conecta Muralha Curitiba: Integrar Câmera Privada à Segurança Pública
O que é?
É o serviço que autoriza empresas e entidades privadas a integrar seus sistemas de câmeras ao Programa Conecta Muralha Curitiba.
O objetivo é compartilhar imagens em tempo real com a Muralha Digital, sempre necessário, reforçando a segurança pública e o monitoramento urbano.
Esse serviço é restrito a pessoas jurídicas e condomínios. Pessoas físicas não podem solicitar este serviço.
Como solicitar?
A autorização e o licenciamento são feitos de forma eletrônica pelo Serviço Online, disponível no Guia de Serviços da Prefeitura de Curitiba. O processo ocorre em duas etapas:
Enviar o requerimento eletrônico ao Comitê Gestor de Videomonitoramento (CG/PMVC);
Apresentar o projeto técnico com detalhes das câmeras, equipamentos e conectividade.
Enviar documentos da empresa e do responsável legal (CNPJ, contrato social, alvará, certidões negativas, autorização da Polícia Federal, entre outros);
Assinar o Termo e a Declaração de Responsabilidade;
Pagar a taxa de expediente.
Confira o detalhamento da documentação, no Decreto Municipal n° 1520/2025 e a Portaria nº 88/2025 (SMDT)
Requisitos
- As câmeras devem ser instaladas no limite da propriedade privada, sempre voltadas para vias públicas;
- As imagens devem ficar armazenadas por no mínimo 20 dias;
- A comunicação com a Prefeitura deve ser feita por rede dedicada e segura;
- As câmeras devem ser testadas e aprovadas pela SMDT;
- É obrigatório instalar placas de aviso de videomonitoramento, conforme modelo disponibilizado pela prefeitura, no fim do processo.
Prazos
- Reconhecimento de firma/assinatura digital: até 5 dias úteis;
- Pagamento da taxa: até 10 dias úteis;
- Disponibilização do acesso às imagens: até 30 dias;
- Validade da licença: 1 ano, com possibilidade de renovação.
Quanto custa?
Taxa de expediente: R$ 50,95 (corrigida anualmente pelo IPCA-E).
Legislação
Qual o prazo para o início do procedimento?
O prazo definido é de 45 dias após a publicação do Decreto Municipal nº 1.520/2025.
Como consultar o andamento do serviço solicitado?
É possível acompanhar o andamento do processo, acessando “Meu Painel” Sydle.
Dúvidas? Por qual e-mail ou telefone posso obter mais informações
- videomonitoramento@curitiba.pr.gov.br
- 3221-2958
Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.