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Segurança

Conecta Muralha Curitiba: Integrar Câmera Privada à Segurança Pública

O que é?

É o serviço que autoriza empresas e entidades privadas a integrar seus sistemas de câmeras ao Programa Conecta Muralha Curitiba.

O objetivo é compartilhar imagens em tempo real com a Muralha Digital, sempre necessário,  reforçando a segurança pública e o monitoramento urbano.

Esse serviço é restrito a pessoas jurídicas e condomínios. Pessoas físicas não podem solicitar este serviço.

Como solicitar?

A autorização e o licenciamento são feitos de forma eletrônica pelo Serviço Online, disponível no Guia de Serviços da Prefeitura de Curitiba. O processo ocorre em duas etapas:

Enviar o requerimento eletrônico ao Comitê Gestor de Videomonitoramento (CG/PMVC);
Apresentar o projeto técnico com detalhes das câmeras, equipamentos e conectividade.

  • Licenciamento

Enviar documentos da empresa e do responsável legal (CNPJ, contrato social, alvará, certidões negativas, autorização da Polícia Federal, entre outros);
Assinar o Termo e a Declaração de Responsabilidade;
Pagar a taxa de expediente.

 

Confira o detalhamento da documentação, no Decreto Municipal n° 1520/2025 e a Portaria nº 88/2025 (SMDT)

Requisitos

  • As câmeras devem ser instaladas no limite da propriedade privada, sempre voltadas para vias públicas;
  • As imagens devem ficar armazenadas por no mínimo 20 dias;
  • A comunicação com a Prefeitura deve ser feita por rede dedicada e segura;
  • As câmeras devem ser testadas e aprovadas pela SMDT;
  • É obrigatório instalar placas de aviso de videomonitoramento, conforme modelo disponibilizado pela prefeitura, no fim do processo.

Prazos

  • Reconhecimento de firma/assinatura digital: até 5 dias úteis;
  • Pagamento da taxa: até 10 dias úteis;
  • Disponibilização do acesso às imagens: até 30 dias;
  • Validade da licença: 1 ano, com possibilidade de renovação.

Quanto custa?

Taxa de expediente: R$ 50,95 (corrigida anualmente pelo IPCA-E).

Legislação

Qual o prazo para o início do procedimento? 

O prazo definido é de 45 dias após a publicação do Decreto Municipal nº 1.520/2025.

Como consultar o andamento do serviço solicitado?

É possível acompanhar o andamento do processo, acessando “Meu Painel” Sydle.

Dúvidas? Por qual e-mail ou telefone posso obter mais informações

  • videomonitoramento@curitiba.pr.gov.br
  • 3221-2958

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.