Transporte
Cartão-Transporte - Isentos
Atenção! A partir de julho os Postos de Atendimento da Urbs têm novo horário: das 10h às 16h (em vez das 12h30 às 18h30).
Idosos (com 65 anos ou mais), pessoas com deficiência e pessoas com determinadas patologias crônicas podem obter o cartão-transporte na modalidade Isento. A emissão do documento, pela Urbanização de Curitiba - Urbs, gerenciadora do sistema de transporte da cidade, segue alguns critérios preestabelecidos em lei.
Renovação deve ser anual
A gratuidade da tarifa na Rede Integrada de Transporte - RIT deve ser renovada anualmente, por meio de recadastramento com documentação atualizada. O cartão é fornecido pela Unidade de Atendimento Cartão-Transporte.
Para mais detalhes, acesse a página do Cartão-Transporte, no site da URBS, e escolha a opção "Cartão Isento".
Somente Postos da Urbs
O atendimento é feito exclusivamente nos 9 Postos de Atendimento da URBS, em Ruas da Cidadania (à exceção da CIC), de forma presencial, sempre em dias úteis e com data e horário marcados préviamente pela Agenda Online, da Prefeitura. Saiba mais na página https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/agenda-online-servicos-da-prefeitura/655
Em quase todas estas unidades (à exceção da Matriz, que atende somente 2ª via) podem ser obtidos outros serviços, como confecção e desbloqueio do cartão, sempre com agendamento prévio.
Horário (a partir de julho): das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira. Antes era das 12h30 às 18h30.
Unidade mais próxima
Confira abaixo a unidade mais próxima da sua casa ou a que é mais conveniente para você.
Sobre o Urbs Móvel
O Urbs Móvel, ônibus itinerante que percorre toda a cidade, presta serviços relacionados ao cartão-transporte. Desde julho ele opera das 10h30 às 15h30 (em vez de 12h30 às 18h30). Confira a programação do Urbs Móvel no site da Urbs.
Urbanização de Curitiba S. A.
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.