Cartões-postais de Curitiba poderão ser vistos nas telonas dos cinemas como cenários do filme Traição Entre Amigas, dirigido por Bruno Barreto, que estreia nesta quinta-feira (11/12) em todo o Brasil, inclusive no Cine Passeio. O longa, baseado em livro homônimo da autora Thalita Rebouças, é estrelado por Larissa Manoela e Giovanna Rispoli.
As gravações em espaços municipais são apoiadas e liberadas pela Curitiba Film Comission, agência municipal de apoio à produção audiovisual, formada pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Municipal de Turismo (IMT) e Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom).
“Com a Film Commission, Curitiba se consolida como uma cidade preparada para receber grandes produções, assim fortalecendo a economia local e a cadeia produtiva do audiovisual. Durante a gestão do prefeito Eduardo Pimentel, estamos dedicados à segurança e agilidade na participação de projetos”, afirmou o coordenador da Curitiba Film Commission, Gabriel Assunção, superintendente da Secom.
As gravações do longa foram feitas em 30 dias, 28 em Curitiba e 2 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. “Sou fã de Curitiba há muito tempo, acho que é interessante a gente mostrar no filme um Brasil que não é colorido sempre, que é um Brasil moderno, alternativo e muito focado no meio ambiente”, disse Barreto para a Prefeitura de Curitiba, em 2023.
O roteiro é assinado por Thalita Rebouças e Marcelo Saback, e acompanha duas amigas vivendo o amadurecimento e as complexidades da vida adulta após a formatura. A produção é da L.C Barreto Produções Cinematográficas, Filmes do Equador e Bronze Filmes, com distribuição da Imagem Filmes.
No Cine Passeio
Traição Entre Amigas terá uma pré-estreia no Cine Passeio nesta quarta-feira (10/12), fechada para convidados e com a presença do diretor, Bruno Barreto. O filme entra em cartaz na quinta, com sessões às 17h40, até dia 17/12. A exceção é segunda-feira (15), quando o Cine Passeio fica fechado para manutenção.
Confira os espaços curitibanos que se tornaram cenários da produção:
Rua São Francisco
No coração da cidade, a Rua São Francisco é quase uma viagem no tempo com sua arquitetura colonial e charmosa, com restaurantes e brechós, e uma vida noturna agitada para os apreciadores da boemia. Entre o Largo da Ordem e a canaleta do Expresso, a Rua São Francisco é caminho para quem revisita a história na Casa Romário Martins ou Casa da Memória, e quem curte um passeio de domingo, com a feirinha do Largo da Ordem.
Teatro Guaíra
Em frente à Praça Santos Andrade, no Centro, um prédio modernista, popular por receber grandes espetáculos e artistas, e também é casa de quatro corpos artísticos, o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná, a G2 Companhia de Dança e a Escola Guaíra. Gerido pelo Governo do Paraná, o Teatro Guaíra tem 141 anos de história, formando centenas de artistas e promovendo cultura na cidade de Curitiba.
Teatro Zé Maria
No número 655 da Rua Treze de Maio, Centro, um edifício do final do século 19 tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná também foi plano de fundo do longa-metragem de Barreto. O Teatro José Maria Santos integra o complexo do Centro Cultural Teatro Guaíra, e é um espaço de produção e estímulo à cultura e às artes, e ocupa um prédio que já foi sede da Malharia Hoffman e da Malharia Curitibana.
Parque São Lourenço
Unindo preservação ambiental e arte, o Parque São Lourenço, localizado no bairro de mesmo nome no norte da cidade, é um espaço importante para o lazer da população, que utiliza sua ciclovia, pista de caminhada, cancha de futebol e de vôlei para atividades físicas ao ar livre. Mas o ícone do Parque é o Memorial Paranista, com três edificações interligadas e um Jardim de Esculturas, guardando a memória artística do João Turin.
Parque Barigui
O queridinho dos curitibanos não poderia ficar de fora das gravações de Traição Entre Amigas. Com 140 hectares, o Barigui é o maior parque de Curitiba e um dos mais populares. A pista de corrida com 5,2 km é muito utilizada por quem busca um estilo de vida saudável, mas o parque também é lembrado para passeios ao lado do lago e das capivaras, e no playground. O Barigui também é espaço de eventos, com o Complexo Imap, utilizado especialmente para aperfeiçoamento dos servidores da Prefeitura, e também o Centro de Eventos Positivo, com 7.500m² de estrutura para receber grandes exposições, convenções e feiras.
Paço da Liberdade
A charmosa edificação da Praça Generoso Marques, que serviu como primeira sede da Prefeitura de Curitiba, o Paço da Liberdade abriu as portas em 1916, mas hoje é um espaço cultural mantido pelo Sesc PR e um dos ícones da arquitetura em Curitiba. O prédio de arquitetura eclética, com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau atualmente conta com biblioteca, sala de exposições e café-escola, administrados pela Fecomércio/Sesc/PR.
Ópera de Arame
Na Rua João Gava, 920, Abranches, e ao lado da Pedreira Paulo Leminski, a famosa estrutura tubular com teto transparente é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. A Ópera de Arame foi inaugurada em 1992, e recebe espetáculos clássicos e populares, além do festival permanente de música instrumental, com apresentações diárias no Palco Flutuante, exposições de arte, oficinas, e atividades culturais.