Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Outubro Rosa

Tradicional caminhada da ACP convida as mulheres a prevenir o câncer de mama

A ACP deu início à campanha Outubro Rosa com uma caminhada pelo centro de Curitiba, reforçando o lema: “Mexa-se! Atitude é a melhor prevenção”. Curitiba, 03/10/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A manhã desta sexta-feira (3/10) foi dedicada à campanha Outubro Rosa da Associação Comercial do Paraná (ACP), que há mais de dez anos se une a entidades públicas e privadas para abordar a prevenção do câncer de mama. Com o mote “Mexa-se! Atitude é a melhor prevenção”, o evento de abertura da programação de 2025 começou com uma caminhada no Centro, percorrendo a Rua XV, da praça Osório até a frente da ACP.

A caminhada foi organizada pela Câmara Setorial de Saúde da ACP, presidida pela conselheira Malu Gomes. Coube à vice-presidente da ACP, Edina Felix, recepcionar e agradecer a todos que se dispuseram a cruzar o calçadão da XV de Novembro para dar visibilidade à campanha.

“Outubro Rosa é mais do que uma cor ou um símbolo, é um chamado de empatia à informação e à ação. É o momento de reforçarmos nosso compromisso com a saúde, com o cuidado e com a valorização da vida” destacou Edina Felix.

Com a voz embargada, por ter enfrentado casos de câncer na família e ela mesma tendo vencido a doença, a vice-presidente da ACP chamou a atenção para o mote da campanha, que estimula a ação.

“Sabemos que o câncer de mama é uma das doenças que mais afetam as mulheres em todo o mundo, mas também sabemos que quando detectado precocemente as chances de cura são significativamente maiores. Por isso, vamos além deste mês e queremos saúde integral para todas as mulheres”, declarou.

Tatiana Turra, assessora especial do prefeito Eduardo Pimentel, agradeceu o apoio da APC à causa.

“Quero agradecer, em nome da Prefeitura de Curitiba, a parceria da ACP na campanha do Outubro Rosa e a disponibilidade de todas instituições na prevenção do câncer de mama”, declarou.

Autocuidado

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, enalteceu a iniciativa da ACP por promover há mais de uma década campanhas importantes da saúde, envolvendo conselhos de classe, Prefeitura e Governo do Estado, além dos comerciantes associados, numa forte divulgação junto à toda sociedade.

Tatiane ressaltou que as 108 unidades de saúde da capital oferecem cuidado integral às mulheres, durante o ano todo, e que não há filas para realizar os exames preventivos. Segundo ela, a partir de agora, a mamografia de rastreio poderá ser realizada a partir dos 40 anos, antecipando a possibilidade de identificar lesões precursoras do câncer.

“Geralmente as mulheres têm a grande missão de cuidar de todos e nem sempre têm tempo de cuidar de si. Mas esta é uma oportunidade para chamar a atenção para esse cuidado”, declarou a secretária.

Circuito da Mulher

O agendamento da mamografia de rastreio pode ser feito na unidade de referência, nos bairros, ou pela Central Saúde Já – 3350-9000. Durante o mês de outubro, todos os sábados haverá unidades de saúde abertas para oferecer o Circuito da Mulher, das 8h às 12h. Neste sábado (4/10), 18 unidades estarão abertas e o agendamento pode ser feito pela Central Saúde Já.

Adepta da campanha

A liderança comunitária do bairro Sítio Cercado, Maria da Paz, participa da programação do Outubro Rosa todos os anos e faz questão de incentivar outras mulheres a se cuidarem.

“Se a mulher cuida da saúde, ela é capaz de fazer tudo. Cuidar da família, trabalhar e ser feliz. E eu me orgulho muito de estar sempre participando desses movimentos para estimular outras mulheres a viverem mais e melhor”, disse Maria da Paz.

Presenças

Também estiveram na abertura do Outubro Rosa da ACP a secretária municipal da Mulher e da Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; as vereadoras Indiara Barbosa e Rafaela Lupion; a administradora regional da Matriz, Ariane Assis; o presidente da Associação Amigos do HC, Domingos Murtha; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Daniele Teixeira; supervisores de distritos sanitários, servidores da SMS e da Feas; e representantes da Casa da Mulher Brasileira, da secretaria de Estado da Saúde e da ong Humsol.

O evento contou ainda com a participação da banda da Polícia Militar do Paraná e com a oferta de orientações sobre alimentação, atividade física e cuidados com a saúde pelos conselhos de classe: Coren-PR (enfermagem), CRF-PR (farmácia), Crefito-8 (fisioterapia), CRN-8 (nutrição), Cref9-PR (educação física).