Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prevenção

Sessão de cinema do Outubro Rosa emociona mulheres e convida à reflexão

Exibição especial do filme Câncer com Ascendente em Virgem no Sesc Centro, como parte da programação do Outubro Rosa. Curitiba, 02/10/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A tarde dessa quinta-feira (2/10) foi de sessão de cinema especial para mulheres no Sesc Centro, dentro da programação do Outubro Rosa em Curitiba. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) convidou 50 mulheres, das dez regionais da cidade, para assistir ao filme “Câncer com ascendente em virgem”, que faz parte da programação da campanha Paraná Rosa, do Governo do Estado. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Curitiba e com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Com a sala de exibição lotada, o filme emocionou e chamou à reflexão sobre o enfrentamento do câncer de mama, foco da campanha outubro rosa.

Enredo

O filme conta a história de Clara, professora de matemática que faz sucesso como influenciadora educacional em seu canal na internet e vê a vida mudar com a descoberta de um câncer de mama. O filme mostra a jornada da personagem principal em busca da cura ao lado de sua mãe, interpretada pela atriz Marieta Severo, a filha adolescente e a rede de apoio formada pelas pessoas com quem convive.

Filme aplaudido

Para a aposentada Leonora Garan, moradora do Centro, foi uma oportunidade de unir sua paixão pelo cinema e se divertir com humor e emoção.

“Achei a iniciativa ótima, principalmente em se tratando do outubro rosa. O assunto é muito sério, precisa ser divulgado”, elogiou. “O filme é muito bem feito, um enredo maravilhoso, dosa bem um assunto sério e profundo com bastante humor, o que vai tornando o filme leve e bom de assistir. Recomendo a todos”, finalizou Leonora.

A enfermeira Hundra Prestes, da Unidade de Saúde Vila Diana, no Boa Vista, viu a realidade que enfrentou com sua mãe retratada no filme. Segundo ela, a rede de apoio é essencial para que a pessoa enfrente a doença com tranquilidade em busca da cura.

“Eu acredito que esse filme traz uma reflexão muito positiva para outras mulheres que estão passando pela mesma situação, para suas redes de apoio e principalmente para mobilizar a sociedade”, declarou.

Emocionada, ela contou que sua mãe teve o diagnóstico há três anos e precisou se afastar do trabalho para se tratar, e que contou com a força da família, da fé e de outras mulheres para superar a doença.

Ao final da sessão, a nutricionista Ana Carolina Knaut, técnica de Educação e Saúde, e Juliana Choma, técnica de cultura, ambas do Sesc, conversaram com as pessoas presentes sobre o filme e as mensagens que ele trouxe, estimulando um debate entre os presentes.

Nova sessão

Uma nova sessão do filme “Câncer com ascendente em virgem” será realizada no dia 30 de outubro, no Sesc Paço da Liberdade, às 19 horas.

Para a secretária municipal da Saúde, abordar a prevenção do câncer de mama através da cultura é uma forma de sensibilizar as pessoas para o tema.

“É mais uma oportunidade para chamarmos a atenção das mulheres para que se cuidem, que abram espaço em suas rotinas para o autocuidado e a prevenção”, ressalta Tatiane Filipak.