A quinta-feira (25/9) cinza e chuvosa em Curitiba foi colorida de rosa para a abertura do mês dedicado à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama. O prefeito Eduardo Pimentel e a primeira-dama Paula Mocellin se uniram a mais de 350 pessoas para a abertura do Outubro Rosa na capital, que tem como tema o Cuidado Integral à Saúde da Mulher – Prevenção é o Caminho.
A abertura, no Salão de Atos do Centro de Eventos Imap Barigui, teve a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e da secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Paula Mocellin recebeu o título de embaixadora da Campanha Outubro Rosa em reconhecimento ao apoio na conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Ela destacou a importância da prevenção e agradeceu o título recebido. “Uma surpresa feliz”, declarou. “Para mim é uma alegria ser embaixadora de uma pauta tão importante, tão significativa. Podem contar comigo sempre, no que vocês precisarem”, disse a primeira-dama após contar emocionada um caso de família, que torna a pauta do Outubro Rosa ainda mais forte. Sua avó paterna morreu jovem em virtude de um câncer de mama e a história familiar é determinante para que ela mantenha uma rotina de exames preventivos e estimule outras mulheres a fazerem o mesmo.
“Chamem suas amigas, levem ao médico, ao posto de saúde e tenham esse cuidado com a sua saúde, porque a gente acaba se deixando um pouco de lado para cuidar de toda família”, finalizou Paula.
O prefeito Eduardo Pimentel agradeceu o título entregue à esposa e foi aplaudido pela declaração de amor feita publicamente. “Quero agradecer a cada uma de vocês que se dispuseram a vir a esta abertura do Outubro Rosa, mas me permitam, com muita gentileza e respeito, agradecer a minha mulher, que eu amo tanto, e que me auxilia todos os dias no cuidado da nossa cidade”, declarou.
Protocolo
Eduardo Pimentel destacou que a partir de agora Curitiba amplia a oferta de exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos e que as unidades de saúde da capital estão preparadas para cuidar de cada curitibana.
“A antecipação dos exames de mamografia de 50 para 40 anos vai salvar muitas vidas. É um trabalho muito importante e espero que essa mobilização das mulheres sirva também de exemplo para os homens, na conscientização sobre a prevenção”, finalizou o prefeito.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, o lançamento da campanha ainda em setembro é uma forma de potencializar as ações voltadas à saúde da mulher, ampliando a visibilidade do tema para incentivar o autocuidado e a realização de exames preventivos.
“Durante todo o mês de outubro nossas equipes vão sensibilizar as curitibanas para a realização dos exames preventivos necessários. Essa é uma ação corriqueira nas 109 Unidades de Saúde de Curitiba, mas no Outubro Rosa a adesão costuma ser maior”, relembrou Tatiane Filipak.
Circuito da Mulher
Durante todo o mês de outubro, além do atendimento normal de segunda a sexta, nos sábados haverá a oferta de agendamento do circuito da mulher. Serão oferecidos coleta de preventivo, agendamento de mamografia de rastreamento, orientação de saúde bucal, atualização da carteira vacinal, teste rápido de hepatite B e C e HIV e orientações gerais de saúde. (Veja a programação abaixo)
“Quem ama, se cuida e quem se cuida, vive mais”, lembrou Tatiane Filipak, e convidou as mulheres a valorizarem seu autocuidado.
As pessoas que compareceram à abertura do Outubro Rosa também puderam acompanhar a palestra sobre o Autocuidado da Mulher, com Denise Kopp Zugman; oficina de automaquiagem De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer; sessões de terapia holística Barra de Access; orientações sobre o controle do tabagismo, considerado fator de risco para o câncer; orientações sobre o auto exame das mamas e a ofertas de agendamento dos exames preventivos no SUS de Curitiba; e atividade física com a equipe do Curitiba em Movimento da Smelj.
As autoridades femininas na mesa de abertura receberam flores em agradecimento ao apoio à causa do combate ao câncer. A festa de abertura contou com a apresentação musical do Grupo Regional Roseira.
Presenças
Também participaram do evento o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Marina Bueno; a secretária municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos; a representante da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Aline Betenheuser; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Tico Kuzma, Meri Martins e Rafaela Lupion; o presidente Femipa, Charles London; o médico oncologista do Hospital Erasto Gaertner José Clemente Linhares, representando os hospitais prestadores de serviços de oncologia; os administradores regionais de Santa Felicidade, José Dirceu, do Portão, Rodrigo Reis, e do Boa Vista, Reinaldo Boaron; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Jane Sescatto; o diretor-geral de Feas, Sezifredo Paz; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Malu Gomes; além de representantes de ongs de mulheres, servidores da SMS e funcionários da Feas.
Prevenção
Com hábitos de vida saudáveis é possível reduzir em até 17% o risco de desenvolver o câncer de mama. Hábitos saudáveis, autoconhecimento e exames preventivos são o caminho para uma vida plena e com saúde.
- Manter uma alimentação saudável.
- Praticar atividade física regularmente.
- Não fumar, evitar bebidas alcoólicas e não utilizar drogas ilícitas.
- Manter seu peso corporal adequado.
- Conhecer seu corpo e ficar atenta às modificações que podem aparecer nas mamas.
- Fazer a mamografia e o exame clínico das mamas de acordo com a orientação do profissional de saúde.
- Se a mulher tem algum familiar com câncer de mama ou de ovário, deve, procurar orientações com profissionais de saúde.
- A partir dos 25 anos, a mulher deve comparecer para consultas periódicas de rotina em sua unidade de saúde, para avaliação geral em saúde, avaliação em saúde reprodutiva, rastreamento de câncer de colo uterino e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
- O cuidado deve ser integral e o ano todo.
- 95% dos casos diagnosticados precocemente evoluem para cura com tratamento adequado.
- Amamentar é considerado um fator protetor.
- O diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais para a cura.
Programação do Outubro Rosa
3/10/2025 – Caminhada na XV – MEXA-SE/ACP. Concentração na Praça Osório, às 9h e caminhada até a ACP.
4/10/2025, das 8h às 12h – Circuito da Mulher
· DS Cajuru: UBS Lotiguaçu e UBS Cajuru
· DS Matriz: UBS Mãe Curitibana
· DS Tatuquara: UBS Rio Bonito
· DS Bairro Novo: UBS Salvador Allende e UBS Umbará II
· DS Boqueirão: UBS Eucaliptos e UBS Vila Hauer
· DS Pinheirinho: UBS Vila Machado e UBS Vila Clarice
· DS Boa Vista; UBS Bairro Alto e UBS Santa Cândida
· DS CIC: UBS Barigui e UBS Nossa Senhora da Luz
· DS Santa Felicidade: UBS Pinheiros e UBS Bom Pastor
· DS Portão: UBS Santa Amelia e UBS Santa Quitéria II
11, 18 e 15/09/2025 – Circuito da Mulher em Unidades de Saúde (lista de unidades abertas nos sábados serão divulgadas na véspera da programação).
25/10/2025 – Curitiba Mais Mulheres – Rua da Cidadania do Boqueirão, das 9h às 13h.