As equipes das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (SMMA) não dão trégua ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, mesmo com a redução do número de casos das doenças. Nos próximos dias, o Mutirão Curitiba sem Mosquito vai percorrer ruas das regionais Cajuru e Tatuquara.
“Estamos mantendo ativas todas as estratégias de combate à dengue disponíveis, com um trabalho permanente de vigilância para eliminar criadouros do mosquito em nossa cidade e reduzir casos”, diz a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Com a mobilização encabeçada pelo prefeito Eduardo Pimentel, que conta com a participação de todas as secretarias municipais, Curitiba reduziu em 92% o número de casos de dengue em 2025. Além do trabalho da Prefeitura, o combate à dengue depende da ação de toda sociedade, eliminando a água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito.
De janeiro até agora, a Prefeitura fez 57 mutirões e recolheu mais de 333 toneladas de materiais descartados pelos moradores.
Cajuru
Na Regional Cajuru, nesta quinta (25/9) e sexta (26/9) as equipes percorrerão 27 quarteirões no entorno da Unidade de Saúde Trindade, para orientar os moradores sobre a necessidade de limpeza de casas e quintais e o que deve ser descartado. Os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente vão recolher os entulhos e materiais separados pelos moradores na terça-feira (30/9).
Tatuquara
Na Regional do Tatuquara, as equipes percorrerão 21 quarteirões no entorno da Unidade de Saúde Pompeia, na próxima quarta-feira (1/10) e quinta-feira (2/10). Os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente vão recolher os entulhos na sexta-feira (3/10).
Orientações
- Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.
- Serão coletados objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.
- Materiais com peso ou volume elevado (como os usados em construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, lixo tóxico (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura no Mutirão Curitiba sem Mosquito.
Serviço
Mutirões Curitiba sem Mosquito
Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Trindade (bairro Cajuru)
Quarteirões: 27
Data que a população será informada: 25/9 e 26/9
Data do recolhimento de entulhos: 30/9
Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Pompeia (bairro Tatuquara)
Quarteirões: 21
Data que a população será informada: 1/10 e 2/10
Data do recolhimento de entulhos: 3/10