Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde mental

Prefeito entrega nova sede do Caps Adulto Pinheirinho e dobra a capacidade de atendimento na região

O prefeito Eduardo Pimentel, entrega nova sede do Caps Adulto Pinheirinho e dobra a capacidade de atendimento na região. Curitiba, 23/09/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A partir desta quinta-feira (25/9), os pacientes cadastrados no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Adulto do Pinheirinho passam a ser atendidos em novo endereço, na Rua João Bonat, 64, bairro Novo Mundo. A nova sede foi entregue nesta quarta-feira (24/9) pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, cumprindo o compromisso de fortalecer o atendimento de saúde mental em Curitiba, com estruturas amplas, qualificadas e confortáveis para os usuários e os profissionais do serviço. 

Os Caps são lugares para o cuidado de pessoas que apresentam problemas de saúde mental ou que fazem uso de álcool e outras drogas. Na abertura da cerimônia de inauguração, o prefeito recebeu um presente de uma das usuárias do serviço, Bruna dos Anjos, que enfrentou um quadro depressivo e foi atendida na antiga sede. O presente é um quadro pintado por ela durante as terapias.

“Eu fiz questão de trazer este presente pra dizer que o Caps funciona e o Fala Curitiba também, porque a gente pediu a nova sede perto da nossa casa e agora é uma realidade”, declarou Bruna, muito emocionada.


No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


O momento emocionou os participantes e o prefeito fez questão de manter a representante dos pacientes ao seu lado.

“Quando tem um depoimento como teu, na saúde, na educação, no empreendedorismo, é que a gente vê, nós que estamos aqui na linha de frente, que o trabalho vale a pena”, declarou Eduardo Pimentel. “Quando você tem a coragem de falar, de expor a sua história, você mostra para a sociedade que é possível tratar a depressão, que aqui tem o tratamento adequado com uma equipe preparada, e agora, num espaço muito melhor.”

A nova sede possibilita dobrar a capacidade de atendimento na região, passando dos atuais 150 para 300 atendimentos diários. Além disso, o Caps Pinheirinho passa a contar com 12 leitos de hospitalidade noturna para adultos, ampliando de 68 para 80 os leitos disponíveis na rede de saúde mental de Curitiba.

O período de internação nos leitos dos Caps é de cerca de 15 dias, período em que o paciente é acompanhado pela equipe multidisciplinar, buscando sua estabilização para que retorne às atividades cotidianas e ao convívio em casa e na comunidade.

“Esses leitos ampliam a capacidade de cuidado do município, garantindo espaço 24 horas de monitoramento de usuários em situação de crise em saúde mental, trazendo agilidade e rotatividade para os leitos em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e na Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP)”, afirmou a secretária.

Tatiane Filipak agradeceu o apoio do prefeito às pautas da saúde e destacou a segunda entrega da saúde mental no setembro amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. No começo do mês, o prefeito entregou a nova sede do Caps Boqueirão.

Facilidade de acesso

A antiga sede ficava na Avenida Iguaçu, na região do distrito sanitário Portão, o que acabava dificultando o acesso da população vinculada à região do Pinheirinho.

“Além de proporcionar uma estrutura maior e mais confortável, é a primeira vez que a população do Pinheirinho tem um serviço de saúde mental na sua região. Facilita o acesso dos usuários, inclusive por estar próximo ao terminal de ônibus urbano”, explica a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Luciana Sydor.

Estão distribuídos nos cinco andares os consultórios, salas de terapia em grupo, área de internação, espaço administrativo, entre outros setores, uma estrutura física maior, mais adequada às atividades de tratamento e reabilitação psicossocial.

Equipe

Com 38 profissionais, a equipe é composta por médico psiquiatra, psicólogo, profissionais de enfermagem, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, administrativos, entre outros.

Antes do descerramento da placa de inauguração e da visita aos cinco andares da nova sede, Bruna pediu novamente a palavra para agradecer à assistente social Gisele e ao psicólogo Matheus, que acompanharam seu tratamento. “Desde o início vocês estavam perto de mim, me incentivaram e eu comecei a cursar serviço social e eu vou ser uma assistente social para ajudar pessoas como eu”, declarou.

Obras

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) locou o prédio de cinco andares para uso exclusivo do Caps. Recém-construído, o prédio nunca havia sido utilizado e o proprietário executou as reformas necessárias para atender às necessidades do serviço municipal, de acordo com a orientação e fiscalização da Coordenação de Acompanhamento de Obras da SMS (Caob). As obras de adequação duraram três meses.

Além das reformas estruturais, conduzidas pelo proprietário, a SMS aplicou cerca de R$ 96 mil em outras adaptações necessárias, como instalação de divisórias em gesso acartonado com e sem isolamento acústico; instalação de esquadrias como portas de madeira, guichês e janelas internas em alumínio; pintura e adequação das instalações elétricas.

Presenças

O pároco do Santuário São José do Capão Raso, Valdir Borges, fez uma oração e abençoou o novo espaço da saúde. Também participaram da entrega da nova sede do Caps Pinheirinho o secretário de Governo, Marcelo Fachinello; a deputada estadual, Márcia Huçulak;  os vereadores Tico Kuzma, Tiago Zeglin, Sargento Tânia Guerreiro, Fernando Klinger e Meri Martins; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Jane Sescatto; a superintendente de Vigilância em Saúde, Flávia Quadros; o diretor-geral de Feas, Sezifredo Paz; o supervisor do Distrito Sanitário Pinheirinho, Cleverson Fragoso; a representante do Conselho Municipal de Saúde,  Malu Gomes e o presidente do Conselho Distrital de Saúde do Pinheirinho, João Eleonor Antunes da Silva; além de supervisores de distritos, servidores da SMS e funcionários da Feas.

Reformas e inaugurações

Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, em janeiro de 2025, já foram reformadas e entregues à comunidade: a UPA do Boqueirão, a Unidade de Saúde Sabará, na CIC, a Unidade de Saúde Bom Pastor, em Santa Felicidade, a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) adulto Boqueirão. Em outubro, será entregue a nova sede do Caps Infantojuvenil Pinheirinho e a revitalização da Unidade de Saúde Oswaldo Cruz, na CIC.

A SMS também está reformando a UPA Cajuru e todas as salas de vacinação, das 109 unidades de saúde. Até o momento, 17 já foram revitalizadas. Outras 10 passarão por esse processo até o final do ano.

O Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns passou por reforma e em outubro recebe novo raio-X e novo tomógrafo. Também foram reformadas as duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital e já está em licitação a construção de uma nova área de UTI.

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.

HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget