Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Caps - Centro de Atenção Psicossocial de Curitiba

Os 13 Caps de Curitiba são lugares de referência para o cuidado de usuários do SUS com grave sofrimento psíquico, que necessitam de tratamento por apresentarem transtorno mental severo ou persistente e/ou uso de álcool e outras drogas.

Assistência humanizada

Incluídos entre os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial, se constituem em serviço comunitário e de inserção territorial, que promove atenção integral e assistência humanizada, visando a reabilitação e a reinserção psicossocial.

Equipe é multidisciplinar

Nestes equipamentos os usuários são acompanhados por equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, enfermeiros e técnicos de enfermagem, médico clínico, médico psiquiatra), com prática interdisciplinar, por meio de projeto terapêutico singular..

Adulto, criança e jovem

Existem 10 Centros de Atenção Psicoissocial para atendimento à população adulta - um em cada Distrito Sanitário/ Administração Regional, que lhe dá nome. Há, ainda, três outros para atendimento da população infanto-juvenil (nas Regionais Boa Vista, Portão e Pinheirinho).

Os encaminhamentos 

O encaminhamento do usuário pode ser feito de três formas: por Unidade de Saúde; pela Unidade de Pronto Atendimento - UPA; ou por busca direta, no próprio Caps, para casos graves de saúde mental que precisam de atendimento. .

Endereços, fones, mails

Saiba os endereços e formas de contato (telefones e e-mails) com todas as unidades, neste link: https://mid.curitiba.pr.gov.br/2023/00372721.pdf

Secretaria Municipal da Saúde