Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Capacitação

Servidores públicos de Curitiba participam de curso de liderança e boas práticas no trabalho

Servidores públicos de Curitiba participam de curso de liderança e boas práticas no trabalho. Curitiba, 15/10/2025. Foto: Isabela Mayer/SECOM

Nesta quarta-feira (15/10), a Procuradoria-geral do Município (PGM) deu início à quarta turma do curso Liderança na Administração Pública, ministrado pelo corregedor-geral do município, o procurador José Carlos do Nascimento. Serão mais dois encontros este mês, que abordarão boas práticas e os benefícios de um ambiente de trabalho colaborativo, ético e eficiente nos órgãos da administração direta e indireta do município de Curitiba. As capacitações começaram em junho.

“Com esta iniciativa, buscamos colaborar com a qualificação das chefias e lideranças para obtermos resultados e assegurarmos qualidade de vida aos servidores”, pontuou o corregedor. 

“Estas capacitações buscam orientar nossos servidores, tanto aqueles que já têm um cargo de liderança ou um funcionário que em algum momento da sua carreira chegará a essa posição, sobre os benefícios, para as equipes como para o serviço prestado ao cidadão, de trabalharmos permanentemente uma cultura de diálogo, empatia, respeito e inovação”, completou. 

A Corregedoria-geral tem como atribuição instaurar sindicâncias e processos administrativos disciplinares para apurar condutas de servidores da Prefeitura. “Sabemos que não é fácil para o servidor participar desses procedimentos e, se estiverem bem orientados e preparados, tudo ocorre da melhor forma”, destacou o procurador.

Segundo ele, a maior parte das desconformidades administrativas de servidores, que acabam levando a sindicâncias sob responsabilidade da Corregedoria-Geral do Município, ocorre por conta de práticas como insubordinação e não cumprimento de horário. Casos de desvios de recursos e assédios moral e sexual também já foram investigados e apurados com total rigor, levando inclusive a demissões e encaminhamentos dos processos ao Ministério Público.

“Daí a importância de orientar permanentemente os servidores. Essa prática passou a ser também uma das atribuições da Corregedoria-geral”, reforçou Nascimento.

Tranquilidade

Para a professora Fernanda Rosenstein, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abaeté, na Regional Boa Vista, a formação é de extrema importância no dia a dia. 

“Escolhi participar deste curso porque aprendemos a liderar as equipes de maneira mais eficiente, resolver conflitos, além de nos familiarizarmos com o andamento desses procedimentos”, comentou.

Serviço

4ª turma do Curso Liderança na Administração Pública 
Datas: 15/10, 23/10 e 29/10
Horário: das 8h às 12h 
Local: Salão de Atos do Parque Barigui – Sala Lago 
Inscrições: Portal Aprendere