Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Governança previdenciária

Seminário de Investimentos do IPMC para conselheiros do Instituto atrai representantes do Paraná e de Santa Catarina

A presidente do IPMC, Joceliane Moraes de Souza, abriu o 1º Seminário de Investimentos IPMC. Curitiba, 06/10/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

O 1º Seminário de Investimentos do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) reuniu, nesta segunda-feira (6/10), no Centro de Eventos Imap Barigui, no Parque Barigui, 250 representantes de cerca de 40 regimes próprios de previdência do Paraná e de Santa Catarina.

A programação trouxe a Curitiba especialistas de renome, representantes do Ministério da Previdência Social e reuniu também integrantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. O importante debate sobre temas de interesse dos RPPS (regimes próprios de previdência social) segue nesta terça-feira (7/10), durante todo o dia.

“Hoje é um marco na história do IPMC, com a presença desses profissionais de destaque nacional falando para os RPPS e os conselheiros. Conselho é para ser de verdade. E nós transformamos este num evento de qualidade e acessível a outros regimes próprios”, resumiu a presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, na abertura do evento.

No preview available
Jocelaine Moraes de Souza, presidente do IPMC.

Ela lembrou como nasceu a ideia do evento: preparar os conselheiros Fiscal e de Administração e integrantes do Comitê de Investimentos do IPMC para a discussão da política de Investimentos de 2026. “É um evento de nível muito alto, com um conteúdo inteligente, um conteúdo técnico aprofundado, acessível a todos esses RPPS”, declarou a presidente.

A aprovação da política de investimento até o fim do ano é um dos requisitos para a regularidade dos RPPS perante o Ministério da Previdência Social.

Discussão de alto nível

No primeiro dia do evento, a mesa de abertura abordou o cenário macroeconômico para 2026. O diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz, mediou a mesa que teve a presença dos economistas-chefe Luis Fernando Lopes (Patria Investimentos), Marcelo Toledo (Bradesco Asset) e Fernando Lovissoto (Vinci Compass).

No preview available
 Luis Fernando Lopes, economista-chefe.

Toledo considera importante aos RPPS capturar informações globais, mas também fazer a interlocução com outros participantes, trocar experiências.

No preview available
Marcelo Toledo, economista-chefe.

Durante o debate, Lovissoto avaliou a relevância de cada RPPS fazer o seu rebalanceamento sempre que necessário, ao longo do tempo. “Nós não temos bola de cristal”, brincou.

Após o debate, Lopes observou que o movimento que acontece no Paraná, com a participação dos RPPS é comparável a outro movimento. “O que vocês estão fazendo é precisamente na direção dos maiores gestores no mundo inteiro. A gente tem uma experiência de ter como investidores fundos de pensão americanos, canadenses, grandes fundos soberanos do Oriente Médio, Ásia. E uma das coisas que distingue a qualidade de gestão deles é exatamente a realização de eventos desse tipo, que é você provocar uma discussão de alto nível de cenários para ajudar o gestor na sua tarefa de alocação de carteira”, defendeu.

“Mesmo em municípios muito pequenos, em termos de gestão de recursos, os regimes são maiores do que as próprias prefeituras. Então, eles são uma parte muito importante do ecossistema, independentemente do tamanho”, apontou.

Conselheiros do Paraná

Para o conselheiro Willian Koit, do IPMC, ao apresentar o cenário macroeconômico de uma forma ampla, o Seminário pode ajudar a balizar as deliberações dos conselhos.

Integrante do Comitê de Investimentos do RPPS de Curitiba, Fellipe Pacheco de Oliveira considerou louvável a oportunidade do seminário. Ele acredita que esse contato com os temas importantes só favorece a análise que os colegiados ainda farão sobre a política de investimentos.

“Cada um dos membros, nas suas especialidades, tem o seu prisma. A riqueza é essa: dentro do ponto de vista de cada integrante, poder fazer uma análise consistente”, avaliou.

Ele elogiou ainda o fato de o IPMC estender a mão para municípios menores. “Os valores são os mesmos, não importa o tamanho do RPPS”.

O superintendente do RPPS PiraquaraPrev, Cristóvão Rodrigo Chiquito, de Piraquara, na Grande Curitiba, atua na área previdenciária desde 2008. Ele aprovou o evento organizado pelo IPMC e disse que acredita na importância da troca de experiências com profissionais de gabarito.

“A gente sempre tem muito a aprender porque o cenário muda a cada momento e é preciso saber o que está acontecendo para tomar as decisões”, comentou ele ao apontar ainda que esta época é a melhor, pois os RPPS estão trabalhando na sua política de investimentos para o ano seguinte.

A presidente do RPPS de Campo Mourão, região centro-oeste do Paraná, PrevisCam, Silvane Bottega, veio da sua cidade especialmente para o evento com mais dois integrantes da autarquia.

“Achamos a programação bem interessante e também essa análise de cenários com pessoas que vivenciam internacionalmente, nesse momento importante que precede a definição da política de investimentos do ano que vem. Também gostei por não ser um evento com viés comercial”, elogiou.  

Tribunal de Contas

Na programação do primeiro dia, os auditores do Tribunal de Contas do Estado Érick Braga Valenti e Diogo Guedes Ramina falaram sobre a visão do TCE na condução responsável dos investimentos dos RPPS.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná foi representado também por Marcus Vinicius Machado, da Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE). Ele representou o presidente do TCE, Ivens Zschoerper Linhares.

O diretor Financeiro do IPMC, Marcos Litz, apresentou a nova estrutura de investimentos do Instituto, implantada em 2025.

Presenças

Além da diretora da Previdência do IPMC, Mariella Vicco Pereira, também estavam presentes os presidentes do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Marina Bueno, da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba), José Luiz Costa Taborda Rauen, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), João Carlos Figueiredo, a conselheira do IPMC e assessora do gabinete do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, Cibele Fernandes Dias.

Âncora

Programação do segundo dia do 1º Seminário de Investimentos do IPMC

Terça-feira – 7/10/2025

9h às 9h50 – DESAFIOS DA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
O sócio e fundador da Aditus Consultoria, Guilherme Benites, fala sobre os desafios de gestão dos regimes próprios de previdência social para 2026.
Mediação: diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz

9h50 às 10h40 – BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PORTFÓLIOS
O sócio e fundador da PFM Consultoria, Francisco Fernandes, fala sobre como controlar riscos nos regimes próprios de previdência social.
Mediação: analista de controle de riscos do IPMC, Angélica Oliveira

11h às 12h20 – ANÁLISES EFICIENTES, ESTRUTURAS DE CARTEIRAS E CONTROLES INTERNOS
A head de solutions da TAG Investimentos, Francisca Brasileiro, fala sobre a importância do asset alocation na gestão de portfólios.
O sócio e head de produtos da 4Um Investimentos, Luciano Magalhães, explora a importância da definição de estruturas de investimentos para a gestão de portfólios.
O sócio consultor da Lema Consultoria, Vitor Leão, aborda análises de investimentos eficientes.
Mediação: gerente de investimentos do IPMC, Sandra Escobar

14h às 14h50 – INVESTIMENTOS NO EXTERIOR E QUESTÕES ASG - AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA
Com o head de solutions da Nordea Asset Management, André Simon.
Mediação: analista de investimentos do IPMC, Robson de Oliveira Silva

14h50 às 15h40 – INVESTIMENTOS ESTRUTURADOS – PRIVATE EQUITY
Com o sócio e fundador da Spectra Investimentos, Renato Abissanra.
Mediação: diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz

15h40 às 16h30 – AMBIENTE REGULATÓRIO PARA OS RPPS – RESOLUÇÃO 4.963
As principais alterações na legislação de investimentos para RPPS será o tema de Ciro Miranda Caetano Milliole, representantes da Secretaria de Previdência.
Mediação: presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza