Nesta quinta-feira (13/11), Curitiba foi palco de um encontro que superou expectativas, o 2º Seminário da Controladoria-Geral do Município (CGM). Os participantes relataram que voltarão ao trabalho com um olhar ampliado e mais engajado sobre seu papel na construção de uma gestão pública íntegra e colaborativa.
Entre eles estava o gestor da Central de Atendimento Curitiba 156, Willian Jonderlan. Ele contou que mesmo para ele, que tem contato frequente com a CGM para as demandas da Ouvidoria do Município, o seminário ampliou a compreensão sobre a atuação da Controladoria.
“Estamos cada vez mais ouvindo falar sobre a CGM e nos aproximando, e acredito que é um setor que tem muito a contribuir. Esse evento é uma oportunidade para que outras secretarias também tenham esse olhar”, afirmou Willian.
Esse movimento de aproximação institucional foi um dos propósitos estratégicos do evento. Fortalecer os vínculos entre secretarias municipais e ampliar o diálogo com instituições de controle estaduais e federais configura um passo decisivo rumo a uma Curitiba mais integrada, transparente e comprometida com a excelência no uso dos recursos públicos.
Entre os destaques da programação, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivens Linhares, enfatizou a importância da atuação cooperativa entre os órgãos de controle:
“O trabalho conjunto entre os órgãos de controle é essencial. O seminário cria esse ambiente de cooperação, para que, no nosso caso, o Tribunal compartilhe sua visão sobre controle interno e auditoria e, ao mesmo tempo, fortaleça a troca de conhecimento com as controladorias. A presença dos servidores e esse diálogo agilizam a aproximação e trazem ganhos reais para a eficiência do serviço público”, disse o presidente.
Reflexos práticos na rotina de trabalho
Para muitos servidores, o seminário significou também uma renovação prática do repertório profissional. A assessora jurídica da Urbanização de Curitiba (Urbs) Eduarda Carvalho comemorou os aprendizados que levará para seu setor.
“Agora sei quais são os mecanismos e caminhos para buscar os serviços da CGM. Tenho uma visão nova e mais abrangente. Estou animada para voltar à Urbs e aplicar os novos conhecimentos”, comentou Eduarda.
O agente administrativo da Guarda Municipal, Fabiano Pinheiro Soares, compartilhou da mesma percepção. “Eu estudo bastante alguns dos temas abordados aqui, como licitações, e acho muito importante se manter atualizado. O evento foi uma oportunidade para isso, eu aprendi várias coisas novas”, falou Fabiano.
Com uma programação dinâmica, composta por painéis temáticos e workshops conduzidos por especialistas das áreas de controle interno, auditoria, governança e integridade público-privada, o evento não apenas qualificou servidores, como também reacendeu o entusiasmo coletivo em torno da ética e da transparência na administração pública.
Sobre o Seminário
Promovido pela Controladoria-Geral do Município de Curitiba, o 2º Seminário da CGM reuniu servidores municipais, especialistas e representantes de diversas esferas de controle para refletir sobre os desafios contemporâneos e as tendências das funções de controle e governança no setor público. O evento reafirmou o papel da CGM como eixo articulador de integridade e inteligência institucional na gestão pública junto as demais áreas da Prefeitura. Além disso, reforçou o compromisso com a cultura da integridade, estimulou a transversalidade do controle interno e contribuiu para consolidar um ambiente público mais colaborativo, eficiente e ético.