A equipe da auditorIa interna governamental da Controladoria-Geral do Município de Curitiba (CGM) visitou, nessa segunda-feira (10/11), as obras do Programa de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). Coordenada por Rosilene Berton Paschoalin, a equipe é composta pelos servidores Cláudia Barros da Costa e Marcos da Costa.
A equipe explicou que o acompanhamento das obras de programas cofinanciados por organismos internacionais é feito anualmente pela Controladoria e integra as recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). “Estamos acompanhando de perto as entregas. Observamos as boas práticas que impactam na eficiência da execução e melhor desempenho e verificamos se os contratos estão sendo cumpridos conforme o previsto. É uma forma de dar ainda mais segurança de que tudo está sendo executado em conformidade com as normas e regulamentos municipais”, destacou Rosilene.
A visita técnica é uma das etapas do procedimento de auditoria interna realizado pela CGM, que também inclui análise e gestão de contratos, exame documental, entrevistas e reuniões com as equipes envolvidas. Ao final, o processo resulta em um relatório executivo com os detalhes e recomendações da Controladoria, publicado nos primeiros meses do ano seguinte. A superintendente da CGM, Iara Gauer, esteve presente na visita.
O acompanhamento da CGM ocorre em paralelo ao trabalho da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), como explica o supervisor ambiental e de segurança da Utag, Tales de Campos Piedade.
“Nosso trabalho é checar constantemente o cumprimento das normas de segurança e de gestão de resíduos. Quando identificamos alguma não conformidade, comunicamos os empreiteiros para que façam os ajustes de acordo com a legislação”, explicou o geólogo.
Além da obra no Caximba, financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), também estão sendo acompanhadas as do Novo Inter 2 e do BRT Leste-Oeste, com financiamento compartilhado, respectivamente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).
Durante a tarde de segunda-feira (10/11), a equipe visitou ainda obras do Programa BRT Leste-Oeste, acompanhada pelo secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.