A equipe da auditorIa interna governamental da Controladoria-Geral do Município de Curitiba (CGM) visitou, nessa segunda-feira (10/11), as obras do Programa de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC). Coordenada por Rosilene Berton Paschoalin, a equipe é composta pelos servidores Cláudia Barros da Costa e Marcos da Costa.
A equipe explicou que o acompanhamento das obras de programas cofinanciados por organismos internacionais é feito anualmente pela Controladoria e integra as recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). “Estamos acompanhando de perto as entregas. Observamos as boas práticas que impactam na eficiência da execução e melhor desempenho e verificamos se os contratos estão sendo cumpridos conforme o previsto. É uma forma de dar ainda mais segurança de que tudo está sendo executado em conformidade com as normas e regulamentos municipais”, destacou Rosilene.
A visita técnica é uma das etapas do procedimento de auditoria interna realizado pela CGM, que também inclui análise e gestão de contratos, exame documental, entrevistas e reuniões com as equipes envolvidas. Ao final, o processo resulta em um relatório executivo com os detalhes e recomendações da Controladoria, publicado nos primeiros meses do ano seguinte. A superintendente da CGM, Iara Gauer, esteve presente na visita, que foi conduzida pelo consultor técnico da UTAG, Gestor de Obras do Programa Gestão de Risco Climático Baiiro Novo Caximba, Klecios Vieira.
O acompanhamento da CGM ocorre em paralelo ao trabalho da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), como explica o supervisor ambiental e de segurança da Utag, Tales de Campos Piedade.
“Nosso trabalho é checar constantemente o cumprimento das normas de segurança e de gestão de resíduos. Quando identificamos alguma não conformidade, comunicamos os empreiteiros para que façam os ajustes de acordo com a legislação”, explicou o geólogo.
Além da obra no Caximba, financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), também estão sendo acompanhadas as do Novo Inter 2 e do BRT Leste-Oeste, com financiamento compartilhado, respectivamente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).
Durante a tarde de segunda-feira (10/11), a equipe visitou ainda obras do Programa BRT Leste-Oeste, acompanhada pelo secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.