Nesta quinta-feira (13/11), com o Centro de Eventos Imap Barigui lotado, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o controlador-geral do município, Bruno Heraki Pandini, abriram o 2º Seminário da Controladoria-Geral do Município (CGM), reforçando a relevância do controle interno e da integridade na gestão pública. A presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, também participou da abertura.
“A transparência é um pilar fundamental de uma boa gestão pública e tratamos isso como prioridade. Por isso, temos fortalecido cada vez mais a Controladoria e o trabalho voltado à integridade e à prestação de contas. Este segundo seminário é mais uma demonstração desse compromisso e do esforço conjunto para aprimorar continuamente a nossa atuação”, destacou o prefeito.
O evento, realizado anualmente, promove debates e trocas de experiências entre servidores da Prefeitura de Curitiba e de outros governos, por meio de painéis e workshops. O objetivo é discutir as principais temáticas relacionadas à Controladoria, apresentar o trabalho desenvolvido e aproximar o órgão das demais secretarias, como reforça o controlador-geral.
“O papel do controle interno não é punir nem impor regras rigorosas. A integridade pública não pertence a um único setor, nem se impõe de cima para baixo. Ela se constrói todos os dias, por muitas mãos, com decisões técnicas, boas práticas administrativas e ética aplicada a cada processo. E é por isso que as controladorias existem, para orientar, prevenir, monitorar riscos, identificar falhas e propor melhorias, fortalecendo a cultura de transparência, responsabilidade, economicidade e eficiência”, afirmou Bruno Pandini.
Nesta edição, o seminário tem como tema Desafios e Tendências das Funções de Controle e Governança no Âmbito da Gestão Pública e segue até as 17h, com painéis e workshops conduzidos por especialistas de destaque nas áreas discutidas.
Palestrantes
Entre os palestrantes convidados estiveram Pablo Ademir de Souza, assessor de ministro na Controladoria-Geral da União (CGU); Barbara Krysttal Motta Almeida, diretora-geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR); Michel Sancovski, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) e sócio do escritório Tauil & Chequer Advogados; Wesley Leandro de Paula, coordenador de controle interno da Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR); Igor Martins da Costa, auditor-geral da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG); Rodrigo Pironti de Castro, sócio-fundador e CEO da Pironti + Moura; e Cristine Köhler Ganzenmüller, diretora de promoção e avaliação de integridade privada da Controladoria-Geral da União (CGU).
Também participaram Bruno Maeda, sócio-fundador do Maeda, Ayres & Sarubbi Advogados; Yoon Jung Kim, cofundadora do Mundo ESG, membro do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e membro independente do Comitê de Integridade da Petrobras; Ivens Zschoerper Linhares, conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); Guilherme Arruda Santos, controlador-geral do Município de Londrina (CGM-Londrina); e Ricardo Jhum Fukaya, auditor federal de finanças e controle e superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU).
Presenças
Estiveram presentes o presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues; o secretário municipal de Urbanismo, Almir Bonatto; o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Marina Bueno; e a administradora da Regional Matriz, Ariane Regis de Assis.