A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, e a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, lançaram nesta quarta-feira (29/10), durante cerimônia realizada no Salão de Atos do Complexo Imap, no Parque Barigui, o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba.
“Esse movimento é muito mais que uma capacitação. Que seja o início de uma nova jornada, para que cada um possa refletir o que já caminhou, o que pode evoluir mais e agregar para sua equipe. Esse é um programa que trabalha o investimento nas pessoas, nos líderes que multiplicam conhecimento e sabem conduzir equipes com empatia”, afirmou a secretária.
O objetivo do PDL é instituir a cultura da liderança e desenvolver as chamadas soft skills (competências interpessoais e comportamentais). O programa, realizado em parceria com a Escola de Administração do Imap, é voltado aos gestores que lideram equipes dos diferentes serviços da SMS. Ao todo, o grupo é formado por 365 pessoas.
O PDL visa aprimorar competências interpessoais e comportamentais relacionadas à forma como os gestores interagem com as equipes. Deste modo, serão tratadas questões como comunicação, empatia, organização, adaptabilidade, resolução de problemas e resiliência.
“O PDL não é um curso. É uma jornada. Teremos inicialmente os módulos de aula teórica para capacitação com 64 horas, e acompanhamento sistemático com equipe de tutoria. E além disso trataremos também do autocuidado e da autogestão emocional”, explicou a assessora de Desenvolvimento Humano da SMS, Flávia Adachi. “A auto-gestão é fundamental no desafio de liderar uma equipe”, completou.
De acordo com Flávia, a equipe gestora da SMS foi dividida em três grupos diferentes, de acordo com a atuação. “O PDL traz trilhas de lideranças de acordo com cada nível em que o gestor atua”, disse.
No grupo estratégico, estão superintendentes, supervisores e diretores. No grupo tático, estão coordenadores de programas. No grupo operacional, estão as chefias dos serviços, ou seja, das unidades e equipamentos de saúde. Neste último grupo, portanto, estão as autoridades sanitárias locais, coordenadores de UPAs, coordenadores de serviços especializados.
“No cenário complexo da saúde pública, e num contexto em que vivemos muito imediatismo, estresse nas relações, queremos instrumentalizar os nossos gestores para lidar da melhor forma possível com tudo isso”, destacou Flávia.
Fases
Nesta quarta-feira (29/10) foi realizada a aula inaugural do PDL para todo o grupo gestor, com uma palestra com Raphael Lobo, professor e radialista, que se destaca por lecionar sobre comunicação interpessoal, comportamento e inteligência emocional, com humor.
A partir do dia 12 de novembro, quatro turmas do grupo operacional iniciarão o primeiro módulo da jornada. Na sequência, será a vez dos demais grupos. As aulas serão realizadas no Complexo Imap e no Centro de Educação em Saúde da SMS, localizado no Hauer.
Presenças
Participaram da cerimônia de lançamento do PDL também o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paes; a deputada estadual, Márcia Huçulak e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana.