Servidores da Prefeitura de Curitiba que participam do programa municipal Colabora.cwb tiveram, nesta terça-feira (30/9), o primeiro encontro do Colab.Ação, uma das trilhas da iniciativa que trabalha o desenvolvimento de lideranças na administração. O evento on-line buscou despertar o autoconhecimento, através de várias atividades de interação, e reuniu secretários, administradores regionais, superintendentes, diretores, coordenadores, assessores, chefes de núcleo, supervisores de secretarias e órgãos da administração direta.
“Quero agradecer a participação de todos nesta 1ª edição do Colab.Ação. A Prefeitura de Curitiba é reconhecida nacionalmente por suas equipes de alta performance, que respondem aos anseios do cidadão, graças a um trabalho com afinco, dedicação e responsabilidade. Mas precisamos aperfeiçoar nossas relações e promover cada vez mais um ambiente colaborativo e que o cuidado esteja presente no nosso dia a dia”, afirmou Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração (Imap).
O órgão municipal é responsável pela realização do Colabora.cwb, que teve início este mês.
A 1ª edição do Colab.Ação teve como tema: “Como eu colaboro? - Aplicando os resultados do Source Skills ao seu jeito de liderar”, em que se buscou entender como as habilidades de cada pessoa influenciam a colaboração e a dinâmica de uma equipe.
Durante toda a manhã, os servidores participaram de dinâmicas, que buscavam despertar o autoconhecimento. Em um clima informal, eles trocaram experiências, compartilharam suas trajetórias e também trabalharam o engajamento para a construção de resultados favoráveis a todos.
“Foi uma manhã muito interessante. Eu conheci colegas e reencontrei servidores com quem já atuei em diferentes momentos na Prefeitura. As conversas e atividades, além de nos estimularem a nos apresentarmos, também buscaram fazer a gente pensar 'fora da caixa’”, disse Alessandra Kades, servidora do município há 19 anos e atualmente coordenadora dos Armazéns da Família, na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN).
Concursado há 29 anos, Rubens Alves Goes Zampieri atua hoje como assessor no Arquivo Público, vinculado à Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati). Segundo ele, participar do Colabora.cwb é uma boa oportunidade para os servidores terem um novo olhar para o trabalho em equipe. “Espero que possamos ajudar a melhorar as habilidades individuais e fortalecer a coesão no ambiente de trabalho”, destacou ele.
A chefe do Núcleo da Fundação de Ação Social (FAS) na Regional Tatuquara, Rosilene de Fatima Borba, é servidora há 20 anos da Prefeitura e avalia que o Colabora.cwb poderá ser um divisor de águas no trabalho com as equipes. “Atuar como líder ouvindo mais, trocando mais ideias e promovendo um clima mais harmonioso, trará benefícios não apenas para os servidores, mas também para quem atendemos, o cidadão”, justificou ela.
Colabora.cwb
Colabora.cwb é um programa da Prefeitura de Curitiba, realizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que trabalha o desenvolvimento da liderança de gestores do município para fortalecer a interdependência interna e o cuidado com pessoas utilizando ações inovadoras como prática de mudança para aumentar a eficiência das políticas públicas e a efetividade na execução do Plano de Governo. O Colabora.cwb atua em trilhas para criar experiências únicas de aprendizagem, como a Jornada Co.labora (palestras/bate-papos com convidados especiais e encontros de integração) e Colab.Ação (encontros on-line com grupos de direção e agentes de conexão), entre outros percursos que serão propostos para fortalecer tanto a cultura do trabalho colaborativo como a do cuidado com as pessoas (servidores e cidadão). São trilhas que envolvem a implantação de metodologia de caráter inovador, mobilizador e participativo. A primeira fase do Colabora.cwb teve início em setembro de 2025 e vai até março de 2026. A iniciativa trabalha o desenvolvimento da liderança de secretários, administradores regionais, superintendentes, diretores, assessores, chefes de núcleo, supervisores e agentes de conexão.