Texto: Cris Guancino
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Rui Barbosa, uma das principais praças do Centro de Curitiba, concentra história, pontos de muitas linhas de ônibus, comércios e convivência e está recebendo um novo sistema de iluminação em LED, mais potente e sustentável. A modernização vai deixar o local mais bonito, mas também seguro e eficiente, valorizando a paisagem urbana.
A nova iluminação vai completar o que começou a ser feito na praça em setembro, quando foi instalada nova iluminação cênica na Rua da Cidadania Matriz.
Na última semana, as equipes iniciaram a troca das luminárias existentes na praça, e agora executam serviços de infraestrutura para a instalação dos novos postes. A previsão de conclusão dos serviços é para a primeira quinzena do mês.
O trabalho na Rui Barbosa integra o PRO Curitiba, maior programa de obras e reformas da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos. A melhoria também compõe o projeto Curitiba de Volta ao Centro, de revitalização da região.
Novos pontos de luz
O novo sistema de iluminação vai contar com 226 pontos de luz, com lâmpadas e luminárias de tecnologia LED instaladas em postes de 6 e 12 metros de altura. As luzes terão tom branco amarelado, que proporciona mais conforto visual, e potências variadas (33W a 200W), conforme a necessidade de cada área da praça. Serão criados ainda 60 novos pontos de luz para atender toda a área da praça.
A substituição das antigas lâmpadas por LED reduz o consumo de energia, amplia a durabilidade dos equipamentos e diminui os custos de manutenção, benefícios que também refletem em menor impacto ambiental.
Nas áreas com poucas árvores, serão mantidos os superpostes, enquanto nas mais sombreadas o projeto prevê luminárias decorativas. Os postes republicanos, que fazem parte da identidade visual do Centro da cidade, serão preservados.
A obra é executada pela Engie, empresa responsável pela concessão da iluminação pública de Curitiba, sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O secretário Luiz Fernando Jamur destaca que a nova iluminação reforça a sensação de segurança e valoriza o espaço público.
“A luz mais eficiente amplia o conforto para quem circula pelo local, melhora a sensação de segurança e torna a paisagem mais acolhedora no período noturno”, afirma Jamur.
Pedestres e veículos
Por concentrar um dos principais terminais de integração do transporte público da cidade e da Região Metropolitana, a Praça Rui Barbosa é classificada em uma categoria de iluminação que exige intensidade e uniformidade, adequada a áreas com grande fluxo de pedestres e veículos.
Segundo o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros, a obra atende a uma antiga demanda técnica.
“Já era um desejo antigo do departamento adequar e melhorar a iluminação deste local tão importante, que tem grande tráfego no Centro da cidade. A arborização e a geometria da praça sempre foram um desafio para atender à norma de iluminação pública”, explica Malheiros.
Curitiba de Volta ao Centro
Além da Praça Rui Barbosa, outras 94 ruas dos bairros Centro, Centro Cívico e São Francisco já receberam 1.900 novas luminárias LED dentro do projeto Curitiba de Volta ao Centro.
O investimento do município em iluminação na região central inclui ainda as iluminações cênicas em monumentos e edificações históricas. Além da Rua da Cidadania Matriz, dentro da praça, ganharam destaque com novos sistemas de iluminação Conservatório de MPB, Casa Hoffmann, Centro Histórico (Solar da Cultura, Casa Romário Martins, Praça Garibaldi, Relógio das Flores, Bebedouro), Estúdio Riachuelo, Casa da Memória, Bosque do Papa, Mesquita Islâmica, Igreja Presbiteriana da Comendador Araújo, Palácio 29 de Março, Paço da Liberdade e a fachada do Cemitério Municipal.
Quer saber sobre a história da Praça Rui Barbosa? CLIQUE AQUI