Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
PRO Curitiba

Luzes e sombras dão destaque à arquitetura da Rua da Cidadania Matriz

Luzes e sombras dão destaque à arquitetura da Rua da Cidadania Matriz. Curitiba, 22/09/2025. Foto: Renato Próspero/SECOM

A Rua da Cidadania da Regional Matriz, na Praça Rui Barbosa, está com nova iluminação cênica. Desde a última semana a fachada ganhou novo destaque, chamando a atenção para o espaço que concentra os serviços do município no Centro da cidade para atender 210 mil pessoas que vivem nos bairros da regional e quem passa pela região.

Foram usados 136 equipamentos com tecnologia LED, que iluminam melhor com menos gasto de energia, entre projetores direcionáveis e perfis lineares com diferentes potências e fotometrias.

A nova iluminação cênica faz parte do PRO Curitiba, programa de obras e investimentos em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida. Também integra o Curitiba de Volta ao Centro, maior projeto de revitalização da história da região. Também como parte deste projeto, foram instaladas 2.000 luminárias LED em ruas do Centro, Centro Cívico e São Francisco.

  • CLIQUE AQUI e conheça mais sobre o projeto Curitiba de Volta ao Centro.

A nova iluminação considera e valoriza as características do prédio cuja fachada não segue um padrão único ou totalmente simétrico, mas mantém uma identidade arquitetônica. A similaridade é visível nas janelas, nos toldos e nos volumes que se diferenciam pelo formato e cores na pintura.

“Para iluminar esta edificação, partimos do conceito de valorizar o ritmo dos elementos decorativos, ressaltando assimetrias, evidenciando cada detalhe com o efeito de downlight, ou seja, luz projetada de cima para baixo com temperatura de cor branca quente”, explica o arquiteto e urbanista Thales Sinhorini, do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Com a nova iluminação, quando a luz incide sobre os detalhes da fachada, cria diferentes sombras que mudam conforme os relevos. Essas sombras também se projetam no chão, formando desenhos que valorizam ainda mais a arquitetura.

Os trabalhos foram realizados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba, empresa responsável pela concessão administrativa da iluminação pública da cidade. O acompanhamento e a fiscalização foram realizados pela Smop.

A Rua da Cidadania

Há 28 anos, a Rua da Cidadania da Matriz atende 18 bairros, todos próximos ao Centro. Mas, pela localização, acostumou-se a receber pessoas da cidade inteira, diferentemente das outras unidades do município, que acolhem principalmente os moradores das regiões de abrangência.

A Rua da Cidadania da Matriz tem 300 boxes comerciais e 50 lojas externas. Também abriga o Restaurante Popular, o Sacolão e o Armazém da Família.

Centro melhor iluminado

Além da Rua da Cidadania Matriz, outros espaços do Centro receberam iluminação cênica neste ano. Foram valorizados com luzes: Conservatório de MPB, Casa Hoffmann, Centro Histórico (Solar da Cultura, Casa Romário Martins, Praça Garibaldi, Relógio das Flores, Bebedouro), Estúdio Riachuelo, Casa da Memória, Bosque do Papa, Mesquita Islâmica, Igreja Presbiteriana da Comendador Araújo, Palácio 29 de Março, Paço da Liberdade e a fachada do Cemitério Municipal.