Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Restaurante Popular

Atenção!

As restrições de atividades e serviços em Curitiba passaram a ser menores, com a diminuição dos índices da pandemia da Covid-19. Pelo protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social, em todo município vigora a bandeira amarela. A recomendação aos comerciantes e fregueses sobre o uso de máscara e de álcool em gel nas mãos, e de evitar aglomerações, permanece.  

O funcionamento dos Restaurantes Populares de Curitiba está enquadrado como serviço essencial de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade, de acordo com o artigo 5º, inciso II, do Decreto 600, de 19 de março de 2021.

Em razão disto, o Departamento de Operação Agroalimentar estabelece: 

  • Fica determinado o funcionamento em horário regular, das 10h30 às 14 horas, atendendo as medidas sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, decorrente do novo Coronavírus -(COVID-19).  (Confira abaixo em “Locais de Atendimento” o horário de funcionamento do Restaurante Popular mais próximo à sua residência).
  • O horário de atendimento poderá sofrer alterações a critério da autoridade máxima do órgão, visando preservar a vida e a saúde das pessoas.
  • Além do servimento no local, já realizado nas unidades dos Restaurantes Populares, serão disponibilizadas refeições em embalagens apropriadas (marmitex) para retirada no local, no valor de R$ 3,00 (três reais) unitário.
  • A quantidade de refeições disponibilizadas, diariamente, no formato de marmitex, será definida pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SMSAN, até que o número máximo de refeições das unidades do Restaurante Popular seja atingida.
  • Para evitar aglomerações e reduzir a contaminação e propagação do novo Coronavírus (COVID-19), nos espaços de entrega das marmitas e áreas das refeições, deverá ser respeitada a capacidade máxima de ocupação que garanta o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas, em todas as direções, considerando a área total disponível para a circulação e o número de frequentadores e funcionários presentes no local.
  • Todas as unidades devem disponibilizar aos usuários e funcionários lavatórios, toalhas de papel e recipientes de álcool gel (70%) para higienização das mãos.

Sobre o Restaurante Popular

São espaços de convivência e estímulo a práticas de vida saudável onde é possível realizar refeições nutricionalmente balanceadas ao preço de R$ 3,00.

O cardápio é elaborado por nutricionistas e composto por arroz, feijão, um tipo de carne, acompanhamento, salada e sobremesa.

A capacidade de atendimento nas 5 (cinco) unidades da cidade é de 4.700 refeições/dia.

Público alvo: População em geral

Dias de funcionamento: De 2ª a 6ª feira

Horário de funcionamento: Das 10h às 14h *
* Caso o número total de refeições seja vendido antes das 14h, o horário de encerramento será antecipado. Tal horário é observado no período de combate ao coronavírus (COVID-19).

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.