Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo

RH e Educação recebem sindicato e debatem temas relacionados aos professores de Educação Infantil

Representantes das secretarias de Gestão de Pessoal e da Educação receberam os integrantes do Sismuc para debate de temas apresentados na pauta dos professores de Educação Infantil. Curitiba, 13/10/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Integrantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) foram recebidos, na tarde desta segunda-feira (13/10), pelos gestores das secretarias de Gestão de Pessoal (SMGP) e da Educação (SME) para tratar da pauta dos professores de Educação Infantil. A reunião foi realizada na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Edifício Delta, no Alto da Glória.

A formação continuada foi um dos temas abordados pela diretora do Departamento de Educação Infantil, Sandy Paola Carneiro Dias, em atendimento ao pedido dos servidores.

Os representantes da SME informaram que identificaram a necessidade de ampliação das ações formativas voltadas à educação inclusiva. Segundo eles, os cursos são amplamente divulgados pelo Portal Aprendere e pelo aplicativo Veredas Formativas. Destacaram ainda as parcerias entre a SME e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a implementação de programas de formação continuada. Estão em fase de planejamento as formações de 2026.

Sobre os cursos de idiomas para melhorar o atendimento às crianças estrangeiras e suas famílias, a SME explicou que a rede municipal de ensino atende a estudantes migrantes de mais de 40 nacionalidades diferentes, com mais de 20 idiomas.

Os dirigentes da SME falaram do Caderno de Orientações Pedagógicas para o Acolhimento de Estudantes Migrantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (2022) e do Caderno Pedagógico Saberes sem Fronteiras: integração e acolhimento dos migrantes e refugiados, que relata experiências, boas práticas e ações que foram desenvolvidas com crianças e estudantes migrantes.

A superintendente da SMGP, Silvia Cherubin, lembrou que o pagamento do percentual de 37,73% de forma retroativa aos professores de Educação Infantil que participaram da transição em 2024, já foi feito pela Prefeitura.

Os representantes da Prefeitura ressaltaram ainda que o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) tem convênios com instituições de ensino que dão desconto para servidores, seus dependentes e estagiários da Prefeitura. A oferta dos cursos com descontos varia de acordo com cada instituição e os detalhes podem ser conferidos pelo site.

Todas as atas das reuniões entre a Prefeitura e os sindicatos para debate da pauta de negociação do ano podem ser conferidas no Portal do Servidor.