Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cursos gratuitos

Quer aprender sobre hortas urbanas? Veja os cursos gratuitos da Fazenda Urbana do Cajuru em agosto

A Fazenda Urbana de Curitiba, preparou uma programação especial para agosto, com cursos gratuitos e visitas guiadas. Foto: Ricardo Marajó/SECOM


A Fazenda Urbana de Curitiba, localizada no bairro Cajuru, preparou uma programação especial para agosto, com cursos gratuitos e visitas guiadas voltadas ao cultivo sustentável e hortas urbanas. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas nos três cursos do mês. As inscrições estarão disponíveis 15 dias antes da data de cada curso e podem ser feitas pelo Guia Curitiba, no link específico de cada atividade.

O primeiro curso, “Agricultura de Quintal (horta em casa)”, acontece no dia 6 de agosto, das 8h30 às 11h30, com 15 vagas. A ação formativa é ideal para quem deseja iniciar uma horta doméstica mesmo em pequenos espaços. Durante a atividade, os participantes aprenderão a planejar o local da horta, preparar os canteiros, realizar o plantio e utilizar as ferramentas corretas. As inscrições devem ser feitas pelo link do curso.

No dia 20 de agosto, das 8h30 às 16h30, será realizado o curso “Aprendendo a fazer sua horta urbana (teoria e prática)”, com 20 vagas. Durante seis horas de formação, os participantes terão uma imersão completa sobre hortas urbanas, com aulas teóricas e práticas que incluem desde o preparo do solo até o cultivo de diferentes espécies. As inscrições pelo link.

Encerrando o mês, no dia 28 de agosto, das 13h30 às 16h30, ocorre o curso “Controle Alternativo de Pragas em hortas urbanas”, que oferece 15 vagas. O foco será apresentar métodos naturais e sustentáveis para combater pragas agrícolas, reduzindo o uso de produtos químicos e preservando o equilíbrio do cultivo. As inscrições pelo link do curso.

De acordo com o gerente da Fazenda Urbana, Gabriel Dalmazo, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso. 

“As vagas são limitadas e caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer no dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outro interessado”, salienta Gabriel.

Visitas guiadas

Além dos cursos, a Fazenda Urbana segue com o programa de visitas guiadas gratuitas, realizadas às quartas-feiras em horários alternados. Em agosto, as visitas ocorrerão nos dias 6 (14h às 15h), 13 (9h às 10h), 20 (14h às 15h) e 27 (9h às 10h). As datas e horários podem sofrer alterações, e as inscrições devem ser feitas pelo link da visita guiada.

Nestas visitas, um técnico ou guia da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional vai abordar o ciclo do alimento, com informações sobre plantio e colheita. Os participantes terão a chance de explorar os diversos espaços de cultivo da Fazenda Urbana, que incluem frutas, legumes, verduras, ervas, temperos, chás e as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). Além disso, serão apresentadas as estufas e a central de compostagem. 

As turmas têm o limite de até 25 pessoas. O tempo máximo da visita é de 45 minutos.

Escolas, faculdades e instituições interessadas em visitas específicas devem agendar pelo e-mail fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (41) 9 9951-0900 ou pelo Guia Curitiba.

É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.