Com o objetivo de tornar o trânsito cada vez mais seguro nas ruas da capital, tanto para motoristas quanto para ciclistas e pedestres, o comitê do Programa Vida no Trânsito (PVT) realizou a segunda reunião de trabalho do ano nesta segunda-feira 30/6, na sede do Hipervisor Curitiba, no bairro Cabral.
O diretor do Hipervisor, Oscar Schmeiske, apresentou aos membros do PVT as ferramentas disponíveis para gerenciar e produzir dados e informações que vão tornar os serviços públicos mais seguros e eficientes no município.
“O Hipervisor Curitiba tem a capacidade de trabalhar esses dados para transformá-los em informações integradas dentro da mesma área de atuação para que esses dados possam tornar os serviços cada vez mais eficientes”, destacou Schmeiske.
Inaugurado no ano passado para dar suporte ao planejamento da cidade, o Hipervisor é dotado de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações em diferentes formatos que permitem, a todas as áreas, gerir serviços em tempo real e fazer o planejamento de políticas públicas. O foco do trabalho é o desenvolvimento de ações baseadas na transição digital dos dados e informações para otimizar a prestação dos serviços públicos.
“Essa integração dos dados trabalhados e gerenciados pelo Hipervisor Curitiba com o nosso órgão de estatísticas dentro da Superintendência de Trânsito, em conjunto com as ações do Programa Vida no Trânsito, vão salvar vidas, vão auxiliar a reduzir o número de mortes e de sinistros", afirmou a diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.
Desde o início do Programa Vida no Trânsito, em 2011, Curitiba registrou queda de 54% no número de mortes causadas por acidentes nas ruas da cidade. Em 2011, foram registradas 310 mortes em acidentes, enquanto em 2024 foram 141.
O programa
A coordenação técnica e a gestão municipal do Programa Vida no Trânsito (PVT) é compartilhada entre as Secretarias Municipais de Defesa Social e Trânsito, Superintendência de Trânsito de Curitiba e Secretaria Municipal de Saúde, entre outros órgãos e instituições parceiras.
O objetivo principal do trabalho é fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, tendo como subsídio para o planejamento de ações intersetoriais, dados e análises epidemiológicos para redução óbitos e sinistros.
Presenças
Participaram da reunião o diretor do Departamento de Planejamento e Operação da Superintendência do Trânsito, Gustavo Garret; representantes das secretarias do Governo Municipal, da Saúde e da Educação; do grupo de trânsito da Guarda Municipal (Gtran); do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); além de integrantes da Fundação de Ação Social (FAS); Urbanização de Curitiba (Urbs); Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran); Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran); Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do terceiro setor, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual.